Como signatária no Brasil, empresa reforça seus compromissos com a sustentabilidade corporativa, destacando suas ações alinhadas aos ODS

A ACCIONA, empresa global que desenvolve e constrói soluções de infraestrutura sustentáveis, acaba de anunciar seu ingresso no Pacto Global da ONU Rede Brasil, uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) voltada para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de Dez Princípios universalmente aceitos nos pilares de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A adesão foi firmada durante o Fórum Ambição 2030, realizado na última semana, em São Paulo, por André De Angelo, diretor País-Brasil da ACCIONA, e Carlo Linkevieius Pereira, CEO do Pacto Global Rede Brasil. 

Como signatária no Brasil, a ACCIONA reforça suas metas com a sustentabilidade corporativa no País, destacando suas ações que estão alinhadas aos ODS. Uma dessas iniciativas é a neutralidade em carbono que a empresa possui, desde 2016.

A ACCIONA defende que é fundamental para as empresas assumirem um papel ativo na promoção de práticas responsáveis ​​que contribuam para um futuro sustentável para todos. O Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS 2025) da empresa prevê o impulso estratégico em pilares (linhas de impulso estratégico), como “Pessoas no Centro”, “Planeta Positivo”, “Liderança Exponencial” e “Integrar para Transformar”.

Até 2025, o pilar de “Pessoas no Centro” visa aumentar anualmente a equidade de gênero em diferentes postos de trabalho e ampliar o número de projetos que tenham 50% de mulheres em seu quadro. Para ampliar essa inclusão às oportunidades de emprego, a empresa fornece capacitação gratuita para mulheres, com ou sem experiência, em diversas funções. No Brasil, onde atualmente é responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, a ACCIONA realiza capacitações para pedreiras, eletricistas, soldadoras, operadoras de ponte rolante, operadoras de elevador cremalheira, montadoras de andaimes, motoristas, entre outras, gerando um impacto positivo no processo de inserção nesse mercado. Atualmente há mais de 800 mulheres atuando no projeto. 

Além das profissionais capacitadas para as frentes de obra, a empresa conta cada vez mais com a presença feminina em cargos de gestão. Assim, conta com o apoio de programas globais voltados ao desenvolvimento profissional das mulheres em cargo pré-diretivo, o International Women Acceleration Track (iWAT), que conta com participantes de todo o mundo, incluindo brasileiras.

O pilar “Planeta Positivo” vai além da companhia ser Net-Zero, e estabelece objetivos como: a identificação de alternativas carbono zero em todas as categorias de compras, a utilização de energias renováveis em 100% dos projetos que tenham esta disponibilidade, dobrar o consumo de recursos renováveis e reduzir pela metade a quantidade de resíduos destinados a aterros. Além do direcionamento de mais de 90% do CAPEX dos investimentos em atividades alinhadas à Taxonomia Europeia.

Impulsionar iniciativas de inovação regenerativa promovendo especialmente Net-Zero e o componente social, está claramente definido no pilar de “Liderança Exponencial”. Além disso, também é o pilar que direciona a governança da empresa, incentivando e supervisionando o cumprimento de seu propósito. 

Desenvolver um ecossistema de organizações capazes de aumentar a capacidade de transformação regenerativa envolve diretamente toda a cadeia de valor da companhia, agregando treinamento e desenvolvimento em busca de soluções sustentáveis, é em que consiste o pilar “Integrar para Transformar”.

O Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, engajando mais de 21 mil participantes em 162 países, incluindo 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais. A ACCIONA já é parte da iniciativa, de forma global, comprometendo-se a reportar anualmente seu progresso em relação aos Dez Princípios, incentivando uma evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.