Cabecera

ACCIONA Windpower abre centro de serviços eólicos para parques contratados no nordeste do Brasil

Data: 01/09/2015

O centro fornecerá um atendimento mais rápido e eficiente para as instalações dessa região, que somam 792 MW com 264 aerogeradores.

Localizado em Mossoró (RN), permitirá à companhia oferecer o melhor serviço para os seus clientes.

A ACCIONA Windpower, filial do grupo ACCIONA dedicada ao desenho, fabricação de aerogeradores, criou um Centro de Serviços Eólicos, na cidade de Mossoró (RN), para atender os parques situados na região Nordeste do Brasil, onde a companhia tem contratos firmados para o fornecimento de 264 turbinas, que somam, até o momento, um total de 792 megawatts (MW) de potência.

O centro, localizado em uma das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte, permitirá à companhia prestar serviços de operação e manutenção de forma ágil e eficiente, confirmando seu compromisso de otimizar o atendimento pós-venda aos clientes e a operação de suas instalações.

A nova unidade conta com uma área de 2.000 m² destinada ao armazenamento de peças de reposição e 600 m² adicionais de escritórios para trabalhos de gerenciamento, treinamento de pessoal e outras tarefas de suporte técnico O centro tem, entre suas funções, a de controle remoto dos parques eólicos.  Inicialmente, o centro contará com 12 funcionários, com previsão de duplicar este quadro dentro de dois anos, quando entram em operação todos os parques eólicos já contratados.

“O Centro de Serviços  de Mossoró nos posiciona em perfeitas condições para fornecer o melhor atendimento pós-venda a nossos clientes, com instalações no Nordeste do País; facilitará a capacitação técnica dos profissionais locais e representará, ao final, uma importante vantagem competitiva para nossa empresa”, disse Christiano Forman, diretor da Acciona Windpower no Brasil.

Sete parques eólicos na Região

O Nordeste do Brasil concentra 71% dos contratos de fornecimento de turbinas da Acciona Windpower no País, 792 MW de um total de 1.119 MW, correspondentes a sete parques eólicos.

Um destes parques, Areia Branca (90MW), já está em operação, e outro, em São Miguel do Gostoso (108 MW), em fase de construção. Ambos os parques são de propriedade da Voltalia e estão localizados no Rio Grande do Norte.

Para o mesmo cliente e no mesmo estado, estão os projetos Vila Pará (99MW) e Vila Amazonas (93MW), este último em construção e que conta com a participação da Chesf e Encalso.

A partir do centro de Mossoró também será prestado serviço para os complexos eólicos de Itarema I e II (207MW), empreendidos pela  Rio Energy, no Estado do Ceará, e o de Lagoa do Barro-Queimada Nova (195 MW), de propriedade da Atlantic Energias Renováveis e da Actis, no Estado do Piauí.

Turbinas de 3 MW

Todos os projetos fornecidos pela ACCIONA Windpower no Brasil incorporam o aerogerador AW3000, de 3 MW de potência nominal, em versões com rotores de 116 e 125 de diâmetro, sobre torres de concreto de 100 ou 120 metros de altura do cubo.

Trata-se de uma turbina que tem demonstrado sua perfeita adaptação ao mercado brasileiro e tem cumprido todos os requisitos de conteúdo locais fixados pela norma Finame, com seis meses de antecipação à data limite de 1º de janeiro de 2016.

A Acciona Windpower dispõe, no Brasil, de uma planta de montagem de nacelles, que integra também a montagem dos aerogeradores em Simões Filho, na Bahia, bem como de uma fábrica de torres de concreto no Rio Grande do Norte, além de adquirir no País as pás e outros componentes do aerogerador.

A Acciona Windpower participa, no Rio de Janeiro, da Feira Brazil Windpower 2016, o evento eólico mais relevante do País.

© ACCIONA S.A.