Este site utiliza cookies próprios ou de terceiros. Ao continuar a navegação você aceita o uso que fazemos destes. Caso queira, você pode modificar suas preferências em seu nevegador.

O que está procurando?

Linha 6-Laranja expõe fotos do Festival de Imagens Periféricas em tapumes

25/05/2021

Primeira ação cultural da Linha Uni promove a interação de centros urbanos e da periferia por meio da arte na capital paulista

A Linha 6-Laranja de metrô acaba de lançar sua primeira ação cultural em parceria com o Festival de Imagens Periféricas (FIP). Trata-se de uma exposição fotográfica a céu aberto nos tapumes da futura Estação Higienópolis–Mackenzie.

As 12 fotografias, que podem ser vistas por qualquer pessoa que passa em frente às obras, fazem parte de uma seleção especial de 150 imagens do FIP expostas também em outros tapumes e muros da cidade de São Paulo, apresentando a periferia sob diferentes narrativas.

Para Lucio Matteucci, diretor adjunto de projeto da ACCIONA, o incentivo a projetos como este, que visam construir uma relação de aproximação entre os grandes centros urbanos e as regiões periféricas, fazendo com que a arte chegue mais longe, é muito importante. “Para a ACCIONA, estar inserida em ações assim reflete os valores já propagados pela empresa, que tem o compromisso de fortalecer o apoio a manifestações artísticas e culturais”, comenta.

Ações como esta se tornam ainda mais importantes em meio ao contexto de pandemia e isolamento social pelo qual o Brasil e o restante do mundo estão passando. “Ter a oportunidade de apreciar manifestações artísticas ao ar livre em espaços urbanos é enriquecedor”, finaliza Lucio.

O Festival de Imagens Periféricas

O projeto é composto por diversas etapas, sendo a primeira uma série de bate-papos temáticos que dão abertura às atividades do festival, oficinas de fotografia e desafios fotográficos.

Os desafios resultaram em uma projeção de 365 imagens, que foram selecionadas a partir do diálogo entre fotógrafos e artistas, com a provocação de capturar retratos sobre os temas: cultura, memória, gente, morada e sobrevivência, lançado nas redes sociais do FIP com a hashtag #desafio_fip.

Até que 150 fotografias foram selecionadas para a criação de uma grande galeria a céu aberto, em espaços urbanos da cidade de São Paulo.

É possível ver as imagens do projeto no Instagram:Festival Imagens Periféricas.

O tapume escolhido localiza-se na intersecção da Rua da Consolação com a Rua Sergipe.

 

Subir