600.000

passageiros por dia

maior obra de infraestrutura na América Latina

Concessão para construção e operação por 19 anos da linha de metrô de 15 km com 15 estações. Ela ligará o centro da Capital ao extremo noroeste e passará por vários bairros nos quais estão localizadas as principais universidades da cidade, ligando a região central com as zonas oeste e norte.

A Linha Laranja é o maior projeto de infraestrutura público-privada em desenvolvimento na América Latina e o maior projeto de infraestrutura da história da ACCIONA.  Um projeto que beneficia a comunidade e contribui para o sistema viário da cidade com um transporte moderno, rápido e sustentável. Durante o período de construção, serão gerados 9.000 empregos e, quando for concluída, espera-se que atenda a 633 mil passageiros diariamente.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Localização: São Paulo. Brasil
  • O papel da Acciona: Concessão para construção e operação por 19 anos
  • Infraestrutura: 15 km com 15 estações
  • Data de conclusão: 2025

 

PRINCIPAIS DADOS

  • 15,3 km de túnel
  • 15 estações
  • 2 máquinas escavadoras de túnel

IGUALDADE E INCLUSÃO: SÍMBOLO DA OBRA

Na ACCIONA, queremos promover programas que envolvam a inclusão da diversidade e que a igualdade de gênero não seja apenas uma meta, mas uma cultura. Dessa forma, todas as empresas podem se adaptar a novas alternativas de inclusão com o mesmo registro de produtividade.

Com a concessão e o início da construção do projeto em 2020, iniciou-se o planejamento para a inclusão de funcionárias do sexo feminino para contribuir com a diversidade do ambiente da comunidade, estabelecendo uma meta de até 12% de força de trabalho feminina em diferentes posições nesse projeto. Assim, nasceu o programa Mulheres na construção civil.

Atualmente, o projeto conta com mais de 500 mulheres contratadas; no caso da fábrica de aduelas, 70% da linha de produção é constituída por mão de obra feminina. No total, mais de 60.000 novas aduelas serão fabricadas para a construção da linha.

Esse projeto é uma demonstração de que o gênero não influencia a produtividade e os resultados, e que a igualdade de oportunidades com foco no gênero na construção civil é totalmente viável.

EXPERIENCE

CONSTRUINDO A MAIOR INFRAESTRUTURA DO BRASIL COM AS MÃOS DAS MULHERES

A linha 6 do metrô de São Paulo é o maior projeto de infraestrutura em desenvolvimento na América Latina. Na fábrica de aduelas, 70% dos trabalhadores são mulheres, e já é um símbolo do compromisso da ACCIONA com a integração das mulheres no setor da construção civil.

PRESENTE NAS COMUNIDADES

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROJETO

O desempenho de responsabilidade social do projeto está focado não apenas em nossos trabalhadores, mas também na comunidade local, na qual serão implementadas iniciativas para deixar uma pegada social durante e após a construção.

Para a ACCIONA, construir obras sustentáveis também significa deixar uma marca social no desenvolvimento dos projetos. Atualmente, há dois projetos que geram diferentes iniciativas que são executados na comunidade próxima às obras:

  • ACCIONA nas escolas
  • ACCIONA para elas

INICIATIVAS NAS COMUNIDADES VIZINHAS

ACCIONA NAS ESCOLAS

Uma iniciativa da área de Responsabilidade Social do projeto da Linha 6 - Laranja do metrô, criada com base na cultura de sustentabilidade da ACCIONA, que contribui para impactos positivos para crianças, jovens e a comunidade escolar em geral. Conta com o apoio de diversas áreas, como Meio Ambiente ou Saúde e Segurança no Trabalho, para transmitir conhecimento e abrir portas para que todos se sintam parte da construção do futuro da mobilidade. Mais de 2.400 crianças se beneficiaram de todas as atuações em escolas.

  • Workshops de fotografia, podcast e música. Com o objetivo de acolher jovens de áreas vulneráveis, foram realizadas atividades artísticas e culturais.
  • Voluntários da ACCIONA. Incentivamos nossos funcionários a fazer parte da equipe de voluntários para atuar em projetos sociais
  • Melhorias nas escolas. Em algumas visitas às escolas mais vulneráveis, são feitas melhorias no espaço, como limpeza, pintura e pequenas hortas urbanas.
  • Workshops de projetos. Atividades que estimulam os jovens da periferia com temas artísticos e culturais.

ACCIONA PARA ELAS

É um programa baseado em estudos de diagnóstico socioeconômico do trajeto da linha, refletindo a necessidade de realizar ações para mulheres em áreas vulneráveis a fim de deixar uma pegada social positiva. Conta com quatro projetos relacionados à promoção da igualdade de gênero e visa colocar as mulheres em situação de vulnerabilidade no centro das ações de treinamento vocacional e geração de renda:

  • Criando destinos. Treinar e preparar mulheres das comunidades próximas aos locais de construção para uma nova profissão. Elas têm a oportunidade de aprender a costurar com máquina de costura, vender os produtos e gerar renda para suas famílias.
  • Estação da beleza. Capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade para gerar renda por meio de cursos de maquiagem, manicure, sobrancelhas, cílios, etc.
  • Destinos cruzados. Melhoria profissional das mulheres migrantes em situações vulneráveis. Através de cursos de curto prazo com o objetivo de gerar renda, inserção no mercado de trabalho e integração cultural.
  • Entre linhas. Fortalecer e capacitar as alunas dos projetos por meio de grupos de discussão, oficinas e/ou atividades que promovam a reflexão sobre autoestima, saúde da mulher, combate à violência e maternidade.

GESTÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

OUTROS PROJETOS DA ACCIONA