DIVERSIDADE, IGUALDADE E INCLUSÃO

para um crescimento sustentável

Líderes da mudança

O desenvolvimento sustentável e uma luta eficaz contra a emergência climática é possível graças ao talento, compromisso e liderança das pessoas, o coração da ACCIONA. 

É por isso que as nossas pessoas estão no centro da estratégia da empresa. Uma estratégia baseada na diversidade, igualdade e inclusão

Por meio dos Comitês de Diversidade nos diferentes negócios e países, políticas e programas são promovidos para fomentar um ambiente de trabalho respeitoso, diversificado, inclusivo e eficiente. Estes comitês de diversidade, compostos por todos os grupos, geram propostas e planos de diversidade e inclusão.

Em 2021, o índice Refinitiv Diversity & Inclusion Index classificou a empresa em 36º lugar no mundo em termos de Diversidade e Inclusão Social.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

A ACCIONA aspira a ser a melhor empresa para se trabalhar, onde homens e mulheres possam desenvolver suas carreiras com plena igualdade de oportunidades e gerar uma cultura que promova o equilíbrio na vida profissional e pessoal em todas as áreas. 

Estamos determinados a garantir que não haja desigualdade salarial de gênero em nenhum dos negócios e países em que operamos. Em 2021, relatamos uma potencial lacuna salarial de 2,5% globalmente e estamos trabalhando para eliminar todos os casos em que este tipo de desigualdade possa ser detectado. 

Este compromisso é materializado através da promoção das mulheres a cargos de responsabilidade em todas as áreas com o objetivo de aumentar a representação das mulheres em cargos de gestão e pré-gestão. 

Como exemplo disso, a ACCIONA vinculou seu bônus à realização do objetivo de aumentar a porcentagem de mulheres em cargos de pré-gestão e também realizamos duas edições anuais do Programa de Desenvolvimento Gerencial para Mulheres de Alto Potencial

Diversidade e inclusão

Trabalhamos para criar ambientes nos quais todas as pessoas se sentem e sejam valorizadas, e onde suas diferenças podem contribuir para nossos negócios, sempre com base na igualdade de oportunidades e tratamento digno.

O Código de Conduta da ACCIONA promove a real igualdade de oportunidades, além da diversidade de gênero, e não aceita, em nenhum caso, qualquer tipo de discriminação na esfera profissional com base em idade, raça, sexo, religião, opinião política, descendência nacional, orientação sexual, origem social ou deficiência.

O número médio de pessoas com deficiência empregadas na empresa representa 3,96% do emprego direto da força de trabalho total em 2021. 

Nossos Centros Especiais de Emprego contribuem proporcionando aos trabalhadores com deficiência um trabalho produtivo e remunerado, adequado às suas características pessoais e que facilita sua integração no mercado de trabalho.

Também colaboramos com organizações e fundações para o emprego de pessoas com deficiência, desempregados de longa duração, mulheres migrantes, vítimas de violência de gênero e outros grupos em risco de exclusão social.

Inclusão de outras minorias

O trabalho da ACCIONA na proteção das minorias - exigências da BBEEE na África do Sul, Primeiras Nações no Canadá e Indígenas na Austrália - assim como na proteção de grupos de imigrantes no Oriente Médio e na Ásia também é significativo.