Este site utiliza cookies próprios ou de terceiros. Ao continuar a navegação você aceita o uso que fazemos destes. Caso queira, você pode modificar suas preferências em seu nevegador.

O que está procurando?

Pioneira na implementação de tecnologias modernas, ACCIONA investe no Blockchain

15/06/2020

Através deste novo mecanismo a empresa passa a garantir a integridade da informação, e a propriedade intelectual de aplicativos de software proprietários, sendo esta uma vantagem competitiva na eficiência de suas operações.

A ACCIONA implementou um registro baseado em blockchain para proteger a propriedade intelectual de plataformas digitais auto-desenvolvidas que otimizam suas operações de energia. Dessa forma, a empresa protege soluções estratégicas de inovação tecnológica que oferecem vantagens competitivas no gerenciamento de ativos renováveis. 

Pioneira no uso de blockchain para certificar a origem de sua energia renovável e seus processos de armazenamento, a ACCIONA agora investe neste novo aplicativo de blockchain, responsável por garantir a segurança de dados de plataformas desenvolvidas internamente, incluindo: 

  • ATHERMIS®: software de inspeção termográfica que permite a detecção e análise do estado dos módulos fotovoltaicos de grandes usinas fotovoltaicas. 
  • ADOSA STORAGE®: ferramenta de análise e simulação para sistemas de armazenamento em usinas de geração renovável. 
  • STORe-CHAIN®: sistema blockchain que verifica a rastreabilidade da energia e permite o monitoramento em tempo real do processo de armazenamento de energia nas plantas de geração renovável da empresa. 
  • GREENCHAIN®: plataforma baseada em Blockchain para garantir aos clientes a rastreabilidade de fontes de energia renováveis ​​em tempo real. 
  • WINDBRAIN®: software que detecta anomalias no comportamento de turbinas eólicas (diagnóstico), facilitando a manutenção preventiva e a otimização de O&M. 

Com isso, pela primeira vez foi implantado no setor de energia uma certificação que garante a proteção dos códigos-fonte de suas aplicações através de códigos alfanuméricos exclusivos (hash), com registro de data confiável e custódia de terceiros confiáveis ​​por meio de blockchain. 

Essa solução serviu para preencher uma lacuna funcional na proteção de softwares, que geralmente não é patenteável de acordo com os regulamentos espanhóis e exige que a publicidade do código-fonte prove a propriedade do registro de propriedade intelectual, que o torna acessível a terceiros. 

O sistema implementado pela ACCIONA possui reconhecimento e validade legais e, dessa forma é capaz de permitir que os direitos da empresa sejam destinados aos proprietários do software, fortalecendo seus processos de inovação e transformação digital. 

Como Funciona
A partir de um documento que contém a programação do software desenvolvido pela ACCIONA, é gerado um código alfanumérico exclusivo (hash) equivalente a uma impressão digital. Este hash é protegido com data e hora da criação em uma plataforma de registro, enquanto é enviado para três plataformas blockchain diferentes que credenciam e assim, certificam o processo. O documento original do código fonte permanece sob custódia da ACCIONA, vinculado de forma confiável ao hash gerado.

Sobre a ACCIONA
A ACCIONA é líder em soluções de infraestrutura sustentável e projetos de energia renovável no mundo. Seus serviços abrangem toda a cadeia de valor, desde a concepção até as etapas de construção, operação e manutenção. Com faturamento de 7,191 bilhões de euros em 2019, a empresa está em mais de 40 países, reúne mais de 39 mil colaboradores e desempenha suas atividades com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atua. O objetivo da ACCIONA é liderar a transição para a economia de baixo carbono ao aplicar critérios de qualidade e processos de inovação a todos os projetos, visando alcançar o uso eficiente dos recursos e respeitar o meio ambiente.

Outras notícias

Subir