Este site utiliza cookies próprios ou de terceiros. Ao continuar a navegação você aceita o uso que fazemos destes. Caso queira, você pode modificar suas preferências em seu nevegador.

O que está procurando?

ACCIONA assina contrato de concessão, construção e operação da Linha 6-Laranja de metrô

06/10/2020

Projeto é avaliado em R$ 15 bilhões

A ACCIONA concluiu as negociações do contrato de cessão com o consórcio brasileiro Move São Paulo e com o Estado de São Paulo para a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo. Avaliado em R$ 15 bilhões, trata-se do maior projeto de infraestrutura público-privado em desenvolvimento na América Latina e o maior em infraestrutura da história da ACCIONA. A obra vai gerar 9 mil empregos e, quando pronta, atenderá 633 mil passageiros por dia. 

A concessionária “Linha Universidade Participações S.A.”, da qual a ACCIONA é a principal sócia, será a responsável pela conclusão da obra, prevista para cinco anos. Já o contrato de operação e manutenção subsequente será estendido por mais 19 anos.

A Linha 6-Laranja terá 15 estações ao longo de mais de 15 quilômetros de extensão, ligando Brasilândia a São Joaquim. Também cruzará diversos bairros onde estão localizadas algumas das principais universidades de São Paulo.

“Este é um projeto que trará um grande benefício social à população de São Paulo, impactando de forma positiva a mobilidade urbana da cidade e gerando mais de 9 mil empregos, fato de extrema importância para ajudar o Brasil na sua retomada pós-crise. Há 21 anos, com a transformação a estação Júlio Prestes da CPTM, contribuímos um legado cultural à cidade, e agora, estamos ajudando a transformar a história da mobilidade do município”, comenta André De Angelo, Diretor País da ACCIONA Brasil. 

Histórico

A construção da Linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e, em 2 de setembro de 2016, por decisão unilateral, a Move São Paulo informou a paralisação integral das obras civis. O Governo de São Paulo declarou a caducidade da PPP e, até que as negociações fossem concluídas, a Move São Paulo permaneceu responsável pela conservação e preservação da segurança dos canteiros de obras e dos imóveis vinculados à concessão. Em 2020, o grupo ACCIONA assumiu a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

Experiência 

A ACCIONA possui credenciais técnicas e experiência no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana. Nos últimos anos, a empresa desenvolveu 44 projetos de concessão em sete países. No que se refere à ferrovias e linhas de metrô, a ACCIONA construiu 3 mil quilômetros de via, dos quais 1.200 são de alta velocidade.

A empresa também possui larga experiência em construção subterrânea, com mais de 600 quilômetros de túneis executados. Atualmente está construindo os maiores túneis ferroviários dos países nórdicos na Noruega (são 22 km) e também foi a responsável pelos túneis “Legacy Way”, em Brisbane (Austrália), obra que recebeu inúmeros prêmios tanto por sua execução técnica quanto pelas medidas de proteção ambiental.

ACCIONA participou da construção de linhas de metrô em cidades de todo o mundo como: Madri, Barcelona, ​​Bilbao, Málaga, Sevilha, Valencia, Caracas, Medellín, Hong Kong, Lisboa e Dubai, onde também está atuando no desenho e ampliação da Linha Vermelho do Metrô por conta da Expo 2020 Dubai.

Na América Latina, a ACCIONA também já está trabalhando no Brasil no desenvolvimento de dois blocos da linha 2 do Metrô de São Paulo. Além disso, executou a Linha 3 do Metrô de Santiago (Chile) e está perto de concluir a construção da Linha 1 do Metrô de Quito, o maior projeto de mobilidade da capital equatoriana que vai aliviar o congestionamento urbano e reduzir a emissão de poluentes.

Subir