Este site utiliza cookies próprios ou de terceiros. Ao continuar a navegação você aceita o uso que fazemos destes. Caso queira, você pode modificar suas preferências em seu nevegador.

O que está procurando?

ACCIONA incorpora STOA ao projeto da Linha 6-Laranja de metrô como sócio financeiro

19/01/2021

Empresa adquire uma participação de 12,3% da Concessionária Linha Universidade

A ACCIONA fechou a participação de 12,3% da Concessionária Linha Universidade (CLU) com a STOA, um fundo de investimento especializado em projetos de infraestrutura em economias emergentes e em desenvolvimento. CLU é a Concessionária do Projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, no Brasil.

STOA é o primeiro investidor financeiro da ACCIONA a se incorporar ao maior projeto de infraestrutura no modelo de PPP – Parceria Público Privada - em construção na América Latina. A Linha 6-Laranja de metrô, de São Paulo, conta com investimento comprometido de R$ 15 bilhões.

Com a entrada no capital da CLU, a STOA compromete um investimento de R$ 317 milhões durante todo o período de construção.

ACCIONA é a encarregada pela execução e implantação do projeto - paralisado em sua fase inicial desde 2016  - por um período de cinco anos. Uma vez finalizado, o empreendimento será operado e mantido pela CLU durante um período adicional de 19 anos.

Quando finalizada, a Linha 6-Laranja atenderá mais de 600.000 passageiros por dia. Contará com 15 estações ao longo de mais de 15 quilômetros de extensão. Conectará o centro da capital com o extremo noroeste da cidade e atravessará diversos bairros onde se localizam algumas universidades de São Paulo.

A ACCIONA conta com credenciais técnicas e experiência no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana. Nos últimos anos, a empresa desenvolveu 44 projetos em 7 países. No que diz respeito a linhas férreas e linhas de metrô, ACCIONA construiu 3.000 quilômetros de via, dos quais 1.200 quilômetros são de alta velocidade. A empresa conta ainda com uma ampla experiência em construção subterrânea com mais de 600 quilômetros de túneis entregues.

Na América Latina, a ACCIONA já trabalhou no Brasil no desenvolvimento de dois lotes na Linha 2 do Metrô de São Paulo. Além disso, executou a Linha 3 do metrô de Santiago no Chile e está próximo de finalizar a construção da Linha 1 do metrô de Quito, no Equador.

STOA é um grupo de investimento francês de primeira linha no setor de infraestrutura com experiência prévia no Brasil - CLU é o segundo investimento no país – e conta ainda com presença no sul da África, Camarões, Gabão, Malawi, Paquistão e Índia, com 300 milhões de euros investidos em menos de três anos.

A ACCIONA, juntamente com a STOA, está trabalhando na estruturação de um financiamento de longo prazo sob padrões internacionais, capaz de atrair investidores e financiadores globais. Este é um marco muito importante no contexto de impulsionar o desenvolvimento das infraestruturas brasileiras.

 

Subir