Este site utiliza cookies próprios ou de terceiros. Ao continuar a navegação você aceita o uso que fazemos destes. Caso queira, você pode modificar suas preferências em seu nevegador.

O que está procurando?

ACCIONA promove programas globais para estimular a liderança feminina

07/03/2021

Ações que visam igualdade e inclusão fazem parte da estratégia da área de Pessoas, um dos principais pilares de negócios da companhia

Falar sobre igualdade de gênero no mercado de trabalho no mês das mulheres ainda se faz muito necessário por se tratar de uma oportunidade de alerta sobre as desigualdades existentes nos âmbitos salarial e de liderança, no Brasil e no mundo. A boa notícia é que algumas empresas possuem ações efetivas para mudar esse cenário. A ACCIONA - líder em soluções de infraestrutura sustentável e projetos de energia renovável no mundo - é uma destas companhias, cuja cultura se baseia na diversidade, igualdade de oportunidades e também na inclusão.

A ACCIONA trabalha para que mulheres e homens possam desenvolver suas carreiras com total igualdade de oportunidades e tem entre os objetivos de seu pilar de Pessoas estimular o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, em todas as áreas e países nos quais atua.

Tanto que o maior contrato da companhia no País, a Linha 6-Laranja de metrô, de São Paulo, teve as suas negociações conduzidas por Janaina Martinez, profissional de carreira da companhia que, após 10 anos de casa, tornou-se Diretora Jurídica da ACCIONA no Brasil. 

As negociações para a cessão do contrato da concessão da Linha 6-Laranja para a Linha Uni, concessionária da qual o grupo ACCIONA é sócio, teve como principais pontos focais as mulheres, tanto da parte da companhia como dos entes governamentais e privados com os quais a empresa trabalhou durante este processo, como a PGE (Procuradoria Geral do Estado de SP), a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo) e o escritório Mattos Filho.  

A presença de mulheres na negociação agregou novos pontos de vista à operação. A meu ver, ser mulher não facilita ou dificulta o processo, mas traz uma dinâmica e características diferentes de quando somente se está negociando entre homens. As mulheres, de maneira geral, possuem uma intuição aguçada e capacidade de leitura do ambiente e linguagem não verbal dos interlocutores, características que aliadas à alta capacidade técnica das mulheres envolvidas na operação da Linha 6, auxiliaram muito a negociação”, explica Janaina. 

Além de se tornar uma empresa melhor e sempre trabalhar para manter essa cultura, a ACCIONA está determinada a acabar com a desigualdade salarial em todas as unidades. Em 2019, foi detectado pela empresa um gap de remuneração de 5% entre mulheres e homens, em uma escala global. “Desde então, trabalhamos para eliminar todos os casos em que esse tipo de desigualdade possa ser detectado”, explica Maria Castroviejo, Diretora de Organização, Talento e Saúde da ACCIONA no País. A profissional, recém chegada ao Brasil após anos de trabalho nas operações da companhia nos Emirados Árabes, ainda comenta que: “este compromisso se torna realidade por meio da promoção de mulheres a cargos de liderança, em todas as áreas, com o objetivo de aumentar também a representação feminina em posições de gerência e diretoria, uma vez que o segmento de infraestrutura possui uma tradição muito masculina. E para que isso se concretize, a empresa vem desenvolvendo ações efetivas que vão desde programas de diversidade e inclusão, até mentoria para mulheres e programas de aceleração de carreiras”.  

Diversidade e Inclusão

O compromisso da ACCIONA com a diversidade se reflete nas políticas de responsabilidade social, incluindo a igualdade de oportunidades, a não discriminação e o compromisso com a contratação de pessoas com deficiência, pessoas com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, entre outros. E todas as empresas que compõem a companhia incorporam essas políticas com base em suas necessidades operacionais.

No Brasil, políticas e programas são promovidos por meio do Comitê de Diversidade, que tem o objetivo de promover um ambiente de trabalho respeitoso, diverso, inclusivo e eficiente por meio de propostas e planos de diversidade e inclusão. Em 2019, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index chegou a classificar a ACCIONA entre as 25 melhores do mundo em “Diversidade e Inclusão Social”.

Mentoring para mulheres em cargos de gestão

Para reforçar o compromisso com a igualdade de oportunidades, a ACCIONA também iniciou um programa de mentoria para mulheres em cargos gerenciais - uma iniciativa que tem como objetivo promover o talento e a liderança feminina.

Durante 5 meses, 35 profissionais em funções gerenciais participam de um programa no qual contam com um mentor ou mentora. E cada mentor(a) ajuda a impulsionar o crescimento de sua mentorada, baseando-se em sua própria experiência e focando em alguns aspectos-chave, como: gerar visão de longo prazo, gerar oportunidades de carreira e melhorar as habilidades de gestão.

Ao longo do programa, a equipe de Recursos Humanos do Brasil acompanha e assessora as participantes no exercício de sua função e na consecução de seus objetivos, facilitando as conexões e promovendo o aprimoramento de competências.

Por meio deste tipo de iniciativa, ao final de 2019, a ACCIONA conseguiu garantir que 20% dos cargos de liderança e gestão fossem ocupados por mulheres. 

 

 

Subir