Na ACCIONA temos uma convicção: está na hora de acelerar a transição para um planeta mais sustentável e justo. Pelo quarto ano consecutivo, decidimos participar da competição mista de veículos 4x4 100% elétricos Extreme E para espalhar essa convicção por todo o mundo.
Essa competição revolucionária levou o campeonato a cinco dos lugares mais visivelmente afetados pela mudança climática com o intuito de deixar um impacto positivo em cada um deles.
Como signatários do marco de ação do esporte das Nações Unidas, nos comprometemos a:
Seu principal objetivo é ambiental e social: conscientizar sobre as mudanças climáticas e a igualdade de gênero, promovendo ações em prol da comunidade nos locais onde são realizadas.
Educar e comunicar em prol das iniciativas climáticas.
Reduzir o impacto climático nos esportes.
Promover maior responsabilidade ambiental.
Promover a sustentabilidade e o consumo responsável.
Promover a igualdade de gênero.
A competição promove a igualdade de gênero.
O regulamento estabelece que as equipes devem ser compostas por 50% de homens e mulheres, com o mesmo número de quilômetros percorridos por cada um dos integrantes.
A Equipe ACCIONA Sainz XE é formada por duas estrelas do automobilismo empenhadas na transformação sustentável: pela igualdade de gênero e pela conservação ambiental.
Piloto de trial, enduro e rali raid espanhola, quatorze vezes campeã do mundo de trial e seis vezes campeã do mundo de enduro. Além disso, terminou por treze vezes o Rali Dakar conquistando a vitória na categoria feminina de motos em todas elas. Em 2015, alcançou a nona posição absoluta, sendo o melhor resultado feminino da história.
"É muito interessante o fato de as equipes serem formadas por homens e mulheres. Além de incluir o conceito de sustentabilidade, sobre o qual precisamos começar a pensar a respeito. Acredito que as corridas vão seguir essa direção cada vez mais."
Fraser McConnell, o piloto jamaicano mais competitivo da história, chega à equipe com 25 anos, depois de participar da Extreme E na temporada 2023 com a equipe X44. A especialidade dele tem sido o rallycross, modalidade em que estreou em 2018. Em 2019, ele foi campeão do ARX Rallycross e terminou em quarto lugar no FIA World Rallycross RX2 Series. Depois, foi para o RallyX Nordic Supercar Championship, no qual foi vice-campeão em 2020 e 2021. Em 2022, fez a primeira aparição na temporada de abertura do Grupo E do Nitro Rallycross, com uma vitória na quarta rodada e o terceiro lugar no campeonato.
“É uma verdadeira honra ter sido selecionado como o piloto masculino da ACCIONA | SAINZ XE Team para esta temporada, e estou muito ansioso para começar a trabalhar no primeiro evento, no próximo 17 de fevereiro, na Arábia Saudita. Receber a ligação de Carlos, quando ele propôs que eu me juntasse à equipe, foi um momento completamente surreal para mim, porque eu era um grande fã dele quando era pequeno, e ele até hoje ainda é uma grande inspiração para mim."
Com 2 títulos mundiais, 4 segundos lugares e 5 terceiros lugares nos 14 Campeonatos Mundiais que participou e um total de 27 vitórias, ele foi eleito por votação popular, a nível mundial, o melhor piloto de ralis da história. Além de conquistar a vitória em todos e cada um dos ralis mais incríveis e respeitados do Campeonato (Finlândia, Montecarlo, Safari, Tour de Corse, Acrópole, RAC Inglaterra, Rali da Espanha, etc.). Em 2010, foi o primeiro espanhol a ganhar o Dakar na categoria de carros, título confirmado em 2018 e 2020 com 3 marcas diferentes e em dois continentes diferentes. Graças a essa carreira impecável, ele recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias dos Esportes em 2020.
"Esse é, sem dúvida, um novo tipo de competição no mundo das corridas, e não apenas pelo tipo de carro, 100% elétrico e off-road, mas também pelo formato. O fato de participar de um campeonato no qual existe igualdade de gênero."
A crise climática atinge com mais força algumas áreas do planeta. A competição é realizada em cinco ecossistemas afetados pelas mudanças climáticas, a fim de aumentar a visibilidade quanto à necessidade de preservá-los e gerar um impacto positivo por meio de iniciativas de recuperação ambiental e social.
Jeddah, Arábia Saudita
DESERT X PRIX (17-18 DE FEV)
EM BREVE
EM BREVE
EM BREVE
EM BREVE
Junto com a competição Extreme E, são realizados programas e iniciativas de legacy em cada uma das localidades com o intuito de fornecer apoio social e ambiental nas comunidades locais e gerar um impacto positivo.
Capacitação das comunidades locais.
Restauração e preservação de habitats vulneráveis para melhorar a resiliência.
Soluções duradouras e sustentáveis que causam um impacto positivo conforme as necessidades locais.
Uso de energia renovável e redução de emissões.
Falar sobre as iniciativas climáticas.
Experiência comprovada e êxito no desenvolvimento de projetos no país.
Conexões no país.
O transporte é responsável por 30% das emissões de gases de efeito estufa. Defendemos a eletrificação dos transportes para ajudar no combate às alterações climáticas, em consonância com o Odissey 21: um veículo 4x4 100% elétrico.
As nove escuderias utilizam o Odyssey 21, o veículo 4x4 off-road 100% elétrico, cujas baterias são carregadas com sistemas de hidrogênio verde. Um design exclusivo desenvolvido para enfrentar condições adversas de terreno e temperatura.
A carroceria externa do Odyssey 21 é composta por fibra de linho natural, um material sustentável que permite, segundo informa a competição Extreme E, uma redução de 75 % da pegada de carbono em todo o processo de fabricação.
Com um motor de 400 kW (o equivalente a 557 cv), o Odyssey 21 é um SUV off-road que revoluciona o cenário de carros de competição. Atinge velocidade de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e suporta inclinações de até 130%.
Reviva aqui a segunda temporada de Extreme E. % de ecossistemas afetados pelas mudanças climáticas, para que eles também possam se beneficiar das iniciativas de legacy.
Reviva aqui a primeira temporada do Extreme E. Emocionante corrida pelas mudanças climáticas e igualdade de gênero.