Neom - Arabia Saudita
19-20 de feveiro
A Arábia Saudita abriga o maior deserto contínuo de areia do mundo, e é também um dos países com maior pressão hídrica, cuja costa abriga os recifes de corais do Mar Vermelho, um ecossistema ameaçado pelo aquecimento global e pela poluição por plástico.
Os recifes de coral do Mar Vermelho ao largo da costa saudita são um paradigma de resiliência climática e uma jóia que o aquecimento global e a poluição marinha ameaçam enfraquecer e alterar. Por esta razão, é essencial aumentar a consciência civil e governamental sobre a preservação e restauração destes ecossistemas marinhos.
Nos ecossistemas desérticos, mais água evapora do solo do que é reabastecida pelas chuvas. O aumento da temperatura e a escassez de água ameaçam a biodiversidade da região.
Os desertos são caracterizados por condições extremamente severas, escassez de água e paisagens áridas. A crise climática exige soluções da sociedade para proteger os ecossistemas e deter a desertificação.
- DESAFIO: O aumento das temperaturas e dos períodos de seca mais frequentes estão associados ao desmatamento, ao excesso de pastos e ao uso não sustentável de um recurso escasso, como a água, como as principais causas da desertificação.
Cerca de 24 bilhões de toneladas de solo fértil desaparecem todos os anos, de acordo com a ONU, e estima-se que a disponibilidade de água em algumas regiões secas diminuirá entre 10% e 30% nas próximas décadas. Ou seja, 2,4 bilhões de pessoas estarão sujeitas a períodos de escassez de água.
Da mesma forma, os recifes de coral, como os das águas do Mar Vermelho que banham a Arábia Saudita, correm o risco de deterioração devido ao aumento das temperaturas dos oceanos e dos mares e à poluição induzida por humanos. Este ecossistema é um exemplo de resiliência climática e é uma fonte relevante de serviços ecossistêmicos para os seres humanos.
- SOLUÇÕES: Queremos conscientizar a população, com o Extreme E, sobre as consequências da desertificação e deterioração dos ecossistemas marinhos, como os arrecifes de coral, e colaborar com especialistas locais e internacionais em projetos destinados à preservação dos ecossistemas afetados pelo impacto das mudanças climáticas.