No Centro de Tecnologia da Água em Barcelona (Espanha), a ACCIONA cria as soluções necessárias para enfrentar os desafios da escassez de água e os problemas de saneamento em muitas partes do mundo.
O Centro também oferece apoio em todas as fases do ciclo da água, com atividades que vão desde atividades de laboratório até o estudo de tecnologias em plantas-piloto e sua subsequente expansão industrial. Para isso, trabalha no desenvolvimento de tecnologias de ponta no campo da dessalinização, purificação, reutilização e distribuição de água.
As instalações são uma referência tecnológica no setor, pois possuem as mais modernas técnicas analíticas e equipamentos de ponta para desenvolver novos processos de tratamento de água, mais eficientes e sustentáveis, que são avaliados em plantas-piloto projetadas pela própria equipe de I+D+i.
Como complemento às atividades de I+D+i realizadas no Centro de Tecnologia da Água, o Departamento de I+D+i conta com diferentes unidades de demonstração permanente em estações de dessalinização espanholas e estações de tratamento de águas residuais operadas pela ACCIONA, onde as tecnologias de P&D são demonstradas e validadas antes de serem implementadas em larga escala. Todas estas unidades de demonstração tratam água real, garantindo que os resultados obtidos sejam totalmente representativos e permitindo assim demonstrar o funcionamento ótimo das tecnologias desenvolvidas.
Tecnologias de membranas
Otimização de pré-tratamentos e tratamentos físicos de água para dessalinização da água do mar
Modelagem computacional
Novas tecnologias de dessalinização e minimização de efluentes
Remoção de poluentes específicos em águas complexas
Tratamento biológico de águas residuais
Pré-tratamento, gerenciamento de lodo e digestão
Processos de remoção de nitrogênio
Recuperação de recursos e reutilização de água
- Controle de qualidade da água (incluindo matrizes de sal)
Controle e monitoramento de poluentes emergentes e produtos e subprodutos de desinfecção
Provas de conceito de novos tratamentos para a remoção de compostos orgânicos persistentes
Os negócios de Água da ACCIONA adotam uma abordagem colaborativa em suas atividades de I+D+i, cooperando com entidades públicas e privadas, tanto universidades e centros de pesquisa quanto indústrias e serviços públicos e privados, ampliando o escopo da inovação para diferentes áreas de especialização e de diferentes níveis de maturidade tecnológica, permitindo à empresa posicionar-se na vanguarda da tecnologia e tornar-se líder no setor.
Também participamos ativamente de diferentes organizações, plataformas e grupos de trabalho nacionais e internacionais a fim de formar alianças estratégicas e contribuir para o desenvolvimento de agendas e prioridades de pesquisa.
No projeto europeu H2020 WATER-MINING, a ferramenta de inovação social Value Sensitive Design (VSD) está sendo aplicada.
Esta metodologia visa incorporar os interesses das partes interessadas da cadeia de valor no desenvolvimento de várias tecnologias para a recuperação dos recursos contidos nos fluxos de água de diferentes tipos.
A ACCIONA, juntamente com outros membros do consórcio, aplica os princípios do VSD no Estudo de Caso 3 do projeto, que visa valorizar o lodo obtido da tecnologia de tratamento de água Nereda® baseada no lodo aeróbio granular para uso em múltiplos setores como agricultura, construção civil, indústria de papel e têxtil, etc.
O VSD visa identificar as barreiras que podem condicionar a valorização do lodo, bem como projetar o modelo de negócios mais apropriado.
Como parte do projeto EFLUCOMP (Catalunha FEDER 2014-2020), foram desenvolvidos sistemas inovadores para o tratamento de efluentes com uma composição complexa.
Especificamente, a ACCIONA liderou a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o tratamento de efluentes com alto teor de metal, desenvolvendo um inovador sistema de flotação por ar dissolvido (DAF) que é altamente eficiente na separação seletiva do metal predominante presente na água a ser tratada.
Isto leva a uma redução de mais de 20% nos custos associados aos reagentes e, portanto, a uma redução significativa no OPEX incorrido.
Os subprodutos e fluxos gerados também têm o potencial de serem reutilizados no processo industrial associado.
A escassez de água e o saneamento são dois grandes desafios que contribuímos para mitigar através de soluções tecnológicas em tratamento de água, desenvolvidas em nosso centro de tecnologia da água. O negócio da água tem um amplo portfólio de mais de 60 tecnologias proprietárias, muitas delas patenteadas e/ou registradas como marcas, alinhadas com as linhas estratégicas de ação da empresa dentro do ciclo integral da água. Saiba mais sobre estas tecnologias.