Inovação na construção de infraestruturas

Descubra as nossas principais linhas de investigação para projetos de construção e grandes obras

CENTRO TECNOLÓGICO DE CONSTRUÇÃO

O centro tecnológico de Construção, localizado em Madri (Espanha) El centro tecnológico de Construcción, ubicado en Madrid (España), é um mega-laboratório de inovação no qual a ACCIONA projeta infraestruturas sustentáveis preparadas para os piores efeitos da emergência climática.

O Centro Tecnológico de Construção tem como objetivo fornecer às obras produtos ou serviços tecnológicos que lhes proporcionem valor competitivo e diferencial em relação a outras empresas do setor, que gerem um impacto positivo em termos de custo ou tempo e que contribuam para minimizar os danos ambientais e sociais.

 

Nossa equipe cria soluções digitais para otimizar os processos construtivos, além de novas tecnologias e materiais mais eficientes em obras que reduzam o potencial impacto no ambiente natural.

Atualmente, trabalhamos em quatro grandes linhas de pesquisa:

  • A inovação digital como ferramenta de apoio à gestão e monitoramento dos locais de trabalho
  • Melhoria dos parâmetros ambientais das obras
  • Otimização de materiais de construção, especialmente concreto
  • Melhoria de diferentes processos de construção para obras subterrâneas, ferrovias, estradas ou infraestruturas marítimas

Principais linhas de investigação para projetos de construção:

DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS CONSTRUTIVOS

A ACCIONA desenvolveu uma plataforma digital para controle de movimentos de terra que permite o controle e monitoramento abrangente dos equipamentos envolvidos na movimentação do solo, com o objetivo de otimizar as operações, garantir a rastreabilidade dos solos e melhorar a produtividade de qualquer projeto. A empresa coleta dados através da aprendizagem de máquinas e análise de dados para manutenção preditiva.

O Centro de Controle de Tuneladoras gerencia e monitora em tempo real o desempenho dos diferentes TBMs em uso em nossos projetos. O Centro processa informações de mais de 300 sensores a cada 250 ms (milissegundos) recebidos de cada TBM para monitorar o progresso das máquinas, entregar relatórios de desempenho baseados em KPI e aplicar algoritmos de aprendizado automático através da análise de dados para manutenção preditiva.

Para túneis, a ACCIONA também desenvolveu o DIGITUNNEL, para realizar a digitalização e o monitoramento em tempo real de todos os processos na construção de túneis convencionais.

A ACCIONA lançou um programa aberto de inovação no qual alguns de seus desafios técnicos são compartilhados, e a empresa atrai e colabora com startups de classe mundial. Em um dos projetos desenvolvidos como parte do programa I'MNOVATION Startups, foram utilizados drones em túneis para otimizar e digitalizar o processo de construção. O uso de drones permite que a ACCIONA obtenha um modelo de sondagem preciso que pode ser incorporado ao modelo BIM, cálculos volumétricos, monitoramento do progresso ou o monitoramento das condições de trabalho e segurança dos funcionários.

MELHORA DOS PARÂMETROS DE MEIOAMBIENTE DAS OBRAS

A ACCIONA desenvolve soluções de economia circular baseadas na criação de sinergias de simbiose industrial para melhorar as condições do solo em nossos projetos. Muitas vezes, os solos não atendem às especificações técnicas exigidas pelo projeto de infraestrutura e devem ser descartados ou tratados para melhorar suas características técnicas.

A ACCIONA implementou inovações tecnológicas que facilitam o uso de resíduos industriais como matéria-prima secundária na construção para melhorar as condições do solo e evitar o descarte em aterros sanitários. Por exemplo, a empresa utilizou cinzas de papel usadas como aglutinante hidráulico de estradas para substituir o cimento ou lodo nestes tratamentos de terra.

Uso de grupos geradores independentes para locais de construção fora da rede baseados no uso de fontes de energia renováveis, tais como células de combustível de hidrogênio ou fotovoltaicos em vez de diesel.

Novos materiais

Os compósitos são compostos de resinas e fibras que, quando combinados, permitem a criação de um novo material que oferece um desempenho muito melhor do que aquele que pode ser alcançado com materiais individuais. Os compósitos se destacam por sua leveza (até 10 vezes mais leves que os materiais tradicionais), resistência mecânica, transparência eletromagnética e alta resistência à corrosão.

A ACCIONA também inova no concreto com iniciativas relacionadas a soluções para problemas de corrosão, aumentando a durabilidade de infraestruturas em condições climáticas adversas, tais como solos ricos em sulfatos ou solos marítimos, bem como reduzindo o impacto ambiental através da criação de estruturas de concreto com baixas emissões de carbono. Por exemplo, a empresa utilizou revestimentos hidrofóbicos para proteger estruturas de concreto no ambiente marinho ou aço curto ou fibra polimérica para substituir as barras de reforço de aço nos setores de máquinas de perfuração de túneis.

Processos de construção otimizados

ACCIONA inova com uma nova técnica de sondagem geológica de curto alcance>(até 4 m) para túneis com TBMs, com o objetivo de prever as condições>do solo em frente à face do túnel. Isto permite à empresa reduzir a incerteza geológica exibindo os resultados em tempo real, sem qualquer impacto sobre a produtividade da TBM, e reduzir o risco da TBM ficar presa ou ser atrasada devido a eventos geológicos não planejados.

Na construção de túneis, a ACCIONA também inova com o projeto e registro de patente de um laser que evita quebras excessivas na perfuração convencional de túneis e ajusta a seção de escavação à seção de projeto do projeto. Em tempo real, o laser projeta a seção de escavação continuamente e geo-referenciada na face do túnel. Isto melhora a precisão da escavação em até 65% e reduz os excessos de custos em materiais, tempo e pessoal.

A ACCIONA desenvolveu um novo conceito de trilhos reforçados para trilhos ferroviários. A solução oferece um nível mais alto de modularidade, maior atenuação da vibração e maior redução da vibração.

Projetos Destacados de Construção

Projeto Eocene

Seu objetivo é desenvolver e validar novos materiais compostos para que todos os seus elementos provenham de fontes renováveis, bem como para elaborar e implementar estratégias avançadas para a recuperação e reciclagem dos resíduos desses materiais.

Tecnologias em concreto

Implantação das tecnologias desenvolvidas em concreto tanto na obra de Malolos como na obra de Cebu (Filipinas); na primeira, com o valor agregado da tecnologia aplicada para o controle térmico, garantindo a qualidade e resiliência das estruturas. 

Inovação com um foco colaborativo

O negócio de Construção da ACCIONA adota um foco colaborativo em suas atividades do Centro Tecnológico, cooperando com entidades públicas e privadas, tanto universidades e centros de pesquisas como indústrias e empresas de serviços públicos e privados. 

Cifras destacadas

Acelerar a inovação

Colaboramos com mais de 500 instituições em diferentes projetos, com mais de 100 universidades nos últimos 10 anos e participamos de mais de 100 projetos de I+D cooperativos apoiados pela Comissão Europeia por meio do anterior programa-quadro do FP7 (2007-2013) e atualmente, com seu sucessor H2020 (2014-2020), participamos de mais de 50 iniciativas comunitárias para promover e apoiar a I+D na União Europeia.

+500

Instituições

+100

Universidades nos últimos 10 anos

+100

projetos cooperativos de I+D apoiados pela Comissão Europeia

+50

iniciativas comunitárias de promoção e apoio à I+D na União Europeia

NOSSAS TECNOLOGIAS PRÓPRIAS

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO

Em nosso centro de tecnologia de construção, trazemos à vida soluções que fortalecem a infraestrutura diante do aquecimento global.