Em 2019, o desafio "Tecnologias avançadas para a operação e manutenção de ativos de geração" foi lançado dentro do Programa I'MNOVATION para a busca de startups capazes de apresentar tecnologias disruptivas para o O&M de usinas de geração de energia. A Qualificação da PhootoVoltaics (QPV) foi a partida selecionada para desenvolver um sistema preditivo para monitoramento em tempo real e otimização do desempenho de usinas fotovoltaicas, especificamente a usina fotovoltaica de Sishen, na África do Sul.
Este novo sistema, Solarbrain®, realiza uma auditoria abrangente, em tempo real e de baixa incerteza do desempenho de uma planta fotovoltaica. Este serviço é baseado em um motor de grandes dados com algoritmos preditivos baseados nos dados operacionais da instalação e resultados de retorno que facilitam a otimização, a curto e longo prazo, tanto da produção quanto dos custos de operação e manutenção (O&M) da planta, maximizando assim seu retorno econômico.
Durante o piloto, esta metodologia foi aplicada a nível de cordel, rastreador e inversor na fábrica Sishen, permitindo que até 40% mais falhas fossem detectadas e reduzindo o número de avisos de falha na fábrica em mais de 50%.
Em vista dos bons resultados obtidos durante o piloto, ACCIONA continua a trabalhar com a partida QPV para aplicar Solarbrain® em outras usinas fotovoltaicas.