É um tipo de produção de energia que é mais barata, renovável e com menos emissões, pela sua forma de combustão. E mais: mantém as florestas limpas, o que ajuda a prevenir incêndios.
“Energia de biomassa é gerada com base em materiais orgânicos. Mas como funciona?”
Como a biomassa é processada?
O material é queimado pouco a pouco em caldeiras, o que também cria cinzas que podem ser usadas como fertilizante. Se um acumulador é instalado, o excesso de calor gerado pode ser armazenado.
Para que ela é usada?
Ela é geralmente usada para gerar calor e, às vezes, para eletricidade, apesar de ser mais trabalhoso. Caldeiras de biomassa podem ser instaladas em casas, para aquecimento do ambiente e da água, em estruturas abaixo do chão.
Vantagens da biomassa
Além de ser 100% renovável, a energia de biomassa reduz o uso de combustíveis fósseis, o que ajuda na diminuição das pegadas de carbono. Mais que gerar empregos e desenvolvimento em áreas rurais, há uma reutilização de materiais de outras áreas, o que resulta em reciclagem, eliminação de lixo e diminuição da dependência externa de suprimentos de combustível. Também é possível dizer que há tecnologia confiável a preços competitivos.
Quais fatores beneficiam a biomassa?
Vários fatores foram determinantes para que a biomassa fosse considerada uma fonte alternativa de energia limpa:
- Aumento do preço do petróleo.
- Crescimento da produção agrícola.
- Mudanças climáticas.
- Aumento da preparação técnica e do conhecimento científico na pesquisa de energia renovável.
- Cenário econômico favorável à exploração de usinas de biomassa.
- Menos burocracia que outros tipos de energia renovável.
Por esses motivos, muitos países optaram por usar usinas de biomassa, e a Europa é o foco da ação, pois conta com as cinco maiores plantas do mundo, distribuídas entre Inglaterra, Polônia e Finlândia.