Energia Transporte Água Sociais Cidades Imobiliária Financeiras
Energia 2023-02-28

O tema “energias renováveis” e o debate sobre o modelo energético ideal estão sempre em pauta e provocam discussões e debates em torno de temas como: vantagens e desvantagens do gás, do carvão ou do petróleo; a polêmica nuclear; a viabilidade das energias renováveis dentro do contexto econômico de cada país; e a utilização da energia como um marco para o desenvolvimento de um modelo econômico sustentável. Por esse motivo, listamos dez argumentos que explicam melhor todo o contexto positivo das energias renováveis. 

Vantagens das energias renováveis

O uso de energias renováveis não é um plano futuro e sim uma realidade do presente. A tendência é que sua produção e cobertura aumentem, gradualmente, em todo o mundo. De acordo com a Associação Mundial de Energia Eólica, a potência eólica global instalada no fim de 2010 totalizava quase 200.000 MW, o equivalente a 200 usinas nucleares, capaz de produzir 2,5% da demanda mundial de eletricidade. Na Dinamarca, por exemplo, a energia eólica já cobre 21% da procura de eletricidade, enquanto na Espanha e em Portugal, esse índice chega a 18%.

São limpas

As energias limpas são produzidas sem a emissão de gases do efeito estufa, o que as tornam soluções indispensáveis na luta contra as alterações climáticas. Nesse cenário, países de todo o mundo devem se planejar a seguir nessa direção e assumir compromissos internacionais, tais como o Protocolo de Kyoto, assinado por 200 países, que estabeleceu, entre suas metas, a redução da emissão de gases em pelo menos 5%, entre 2008 e 2012 (tendo como referência os recordes de 1990); políticas supranacionais, com o objetivo estabelecido pela União Europeia de que essa redução fosse de 20% em 2020; e o recente desejo divulgado pela CE de que, em 2050, a redução de emissões atinja índices entre 80% e 95% das referências do ano de 1990.

São inesgotáveis

A energia captada, seja do Sol ou vento, é de fontes disponíveis e inesgotáveis, diferentemente do que acontece com os combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás, que não são reabastecidos. 

São seguras

A geração por fontes renováveis não oferece riscos às pessoas, comunidades ou ao meio ambiente. Essa é uma vantagem sobre as preocupações existentes com a segurança da energia nuclear ou a poluição associada ao consumo de combustíveis fósseis.

São acessíveis

Água, sol e vento são fontes de energia acessíveis a todos, sem nenhuma forma de limite ou distinção de beneficiário para seu abastecimento. Nesse contexto, a capacidade de geração de energia limpa é possível de maneira ampla e diversa para os países.

- Ajudam a evitar conflitos geopolíticos

As disputas pelo controle e propriedade de matérias-primas existentes em um pequeno número de países estão entre as principais causas de conflitos territoriais e geopolíticos. Problemas desse tipo poderiam ser evitados com a distribuição de energia limpa, que parte de um recurso comum a todos. 

Colaboram para reduzir incertezas econômicas

No caso da energia renovável, o custo para geração de energias renováveis é previsível, pois ocorre, apenas, em um primeiro momento, no valor investido para que a exploração, de fato, aconteça. No caso dos combustíveis fósseis, principalmente o petróleo, o custo está sujeito a oscilações que favorecem especulações nos mercados, tornando-o imprevisível e possibilitando a quebra de planejamentos.

Criam riqueza e emprego

As energias renováveis são fontes de riqueza, uma vez que evitam importações e, portanto, transferências para o exterior. Ter como proprietária uma matéria-prima básica, como a energia, estabelece uma base competitiva para a cadeia industrial. Por sua natureza, a energia renovável ativa o desenvolvimento do meio rural, de forma a favorecer melhor estruturação do território, podendo funcionar como uma locomotiva industrial e tecnológica na economia, que impulsiona e permite a geração de emprego.

Não são mais caras 

Embora sejam necessários investimentos e desenvolvimento de tecnologias eficientes para o uso dos recursos naturais, fontes como o Sol ou o vento estão disponíveis a custo zero. O modelo econômico de hoje, com foco nos combustíveis fósseis, tem uma estrutura de custos que não pune por seus efeitos ambientais e não é transparente no que diz respeito aos incentivos recebidos. Tecnologias renováveis maduras, como a energia eólica, são, de fato, competitivas e podem ser até mais baratas que outras fontes. 

ESPANHA: um case de sucesso quando se fala em energia renovável 

Historicamente, a Espanha tem sido um dos países líderes na Europa em termos de fontes de energia renovável. O país incentiva o desenvolvimento de usinas de produção de energia renovável, com objetivo de aumentar a capacidade instalada. Em 2010, a Espanha, por meio de energia limpa, conseguiu: 

  • Cobrir 32,6% da sua demanda total de eletricidade; 
  • Evitar a emissão de cerca de 32 milhões de toneladas de CO2;
  • Economizar quase € 4 milhões com importações;
  • Reduzir o déficit comercial em cerca de 8,5%;
  • Cobrir as necessidades de eletricidade de 10 milhões de residências;
  • Fazer que o setor de energia renovável criasse quase 100 mil empregos no país; 
  • Colocar duas empresas espanholas entre as cinco maiores operadoras de ativos eólicos do mundo e outras três entre as cinco maiores do setor solar térmico.