Energia Transporte Água Sociais Cidades Imobiliária Financeiras
Corporativo 2024-02-15
  • O Desert X Prix dá início à quarta temporada do campeonato de carros elétricos off-road em 17 e 18 de fevereiro.

Laia Sanz e Fraser McConnell já estão na Arábia Saudita para participar do Desert X Prix, a primeira rodada do Campeonato Extreme E de 2024. A Equipe ACCIONA | SAINZ XE não abre mão da vitória nesta nova campanha depois de lutar pelo título de 2023 até a última corrida.

Como aconteceu nos últimos três anos, a Arábia Saudita promove a abertura da temporada do campeonato de carros elétricos off-road. Depois das visitas a Al-Ula em 2021 e a Neom em 2022 e 2023, agora a temporada vai para um novo local, a 125 km da cidade de Jeddah.

Para a Equipe ACCIONA | SAINZ XE, a maior mudança do ano é a entrada de um novo piloto. É o jovem jamaicano Fraser McConnell, de 25 anos. Ele será parceiro da espanhola Laia Sanz, que se prepara para a quarta temporada consecutiva como piloto oficial da equipe espanhola.

Nos preparativos para o Desert X Prix, a equipe testou o carro em uma pista especialmente construída antes do início do Campeonato. Foi também a oportunidade de testar pela primeira vez um novo amortecedor desenvolvido pela FOX para o Odyssey 21. Ele usa o projeto anterior, mas atualizado com novas peças internas.

Foi um teste importante porque nem o carro nem os equipamentos da equipe foram para a sede da equipe após o Copper X Prix de novembro do ano passado. Tudo foi enviado para a Arábia Saudita, por mar, em St. Helene.

Esse teste marcou a primeira ocasião em que Laia e Fraser compartilharam o volante do Odyssey 21. Eles fizeram de tudo nas duas sessões de 15 minutos para aprimorar o trabalho em equipe e encontrar novas técnicas que podem fazer a diferença quando a competição começar.

No lado esportivo, a Extreme E fez alguns ajustes em seu sistema de pontos para a nova temporada. Quem vencer a Redemption Race ganha 12 pontos, em vez de 8, e a participação no desafio Continental Traction garante 1 ponto em vez de 2.

A série também criou iniciativas para promover a igualdade. Pilotos homens e mulheres terão de ser os primeiros no carro em metade das corridas da temporada (cinco de dez). Além disso, o pedido inicial para a Classificação 2 não será determinado pelos resultados da Classificação 1. As equipes escolherão na ordem inversa, como fizeram na Classificação 1; ou seja, a primeira equipe a escolher sua posição inicial para a Classificação 1 será a última na Classificação 2.
 

LEGADO DO PROGRAMA

Para o Desert X Prix, a Extreme E vai trabalhar na conservação e restauração de recifes de corais no Mar Vermelho. Os pilotos farão um exercício subaquático de plantação de corais para tentar preservar os ecossistemas locais. A série trabalhará com três organizações neste evento: CORDAP, KAUST e Ocean Revive.
 

CITAÇÕES:

Laia Sanz, piloto:

"Estou ansiosa para o início da temporada do Desert X Prix na Arábia Saudita. Minha motivação é enorme, assim como minha vontade de trabalhar com Fraser. Claro que teremos que conhecer alguns detalhes um do outro, como na troca de pilotos, mas estou animada. A Equipe ACCIONA | SAINZ XE já é minha família há muito tempo e posso dizer que somos uma das equipes fortes do Campeonato. Estamos todos ansiosos para a primeira corrida, principalmente depois do que aconteceu no final da temporada do ano passado. Falando por mim, também quero continuar progredindo e melhorar nas quatro rodas. E isso já está começando."

Fraser McConnell, piloto:

"Estou muito animado para a primeira rodada da Extreme E na Arábia Saudita, neste fim de semana, com a minha nova equipe. E superorgulhoso de estar competindo pela Equipe ACCIONA | SAINZ XE. O profissionalismo da equipe inteira é enorme, e ter a Red Bull como nova parceira é um grande marco para nós. Estou ansioso para trabalhar com Laia e Carlos. Vou tentar aprender o máximo que puder com eles. Vou aplicar esse conhecimento em cada corrida, crescendo com a equipe, e dar o meu máximo para encerrar o fim de semana no topo do pódio. Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade."

Carlos Sainz:

"É incrível como o tempo voa, porque a nova temporada já chegou, e a Extreme E está indo para o último ano antes do surgimento dos carros a hidrogênio. Quase ganhamos o Campeonato de 2023; só perdemos na final por falta de sorte mesmo. Queremos iniciar o calendário deste ano com muita energia. Estou ansioso para trabalhar com Fraser e conhecê-lo melhor. O espírito da equipe é alto como sempre e tentaremos começar a temporada com o pé direito. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer à ACCIONA e à Red Bull por acreditarem neste projeto. Estou ansioso pela primeira corrida na Arábia Saudita."

Joan Orús, chefe da equipe:

"Este é o quarto ano consecutivo que viajamos para a Arábia Saudita para iniciar o calendário de corridas, mas sabemos que o tempo será um novo desafio, porque será a nossa primeira corrida em Jeddah. Ano novo, local novo, piloto novo na equipe. Esses dias serão muito importantes, tanto para fazer uma boa formação de equipe quanto para garantir que todos os detalhes funcionem para começar bem a nova temporada."