O vento é um grande aliado na geração de energia renovável. As fazendas eólicas já produzem uma parcela significativa da capacidade de eletricidade global, mas a ajuda do vento na luta contra as mudanças climáticas pode não parar por aí
Um projeto da Universidade Estadual de Ohio tem testado, desde o início de 2016, uma nova tecnologia que se espera que possa servir a muitos sub-setores.
Engenheiros de Ohio criaram árvores artificiais que podem gerar energia renovável ao explorar tremores, oscilações, vibrações e solavancos do vento, convertendo essas vibrações em eletricidade. Feitas com materiais eletromecânicos, essas árvores podem transformar movimentos aparentemente aleatórios em fortes vibrações estruturais usando um fenômeno conhecido como ressonância interna. Quando as “árvores” conseguem vibrar em baixa frequência, elas podem converter a energia cinética associada a esse movimento em uma tensão de até 2V, além de adicionar vibrações aleatórias ao longo do processo.
Solução para controle de infraestrutura civil
Embora as tensões obtidas sejam pequenas, elas seriam suficientes para alimentar pequenos sensores que monitoram de forma autônoma a integridade das infraestruturas civis e obtêm sua eletricidade das mesmas vibrações que estão analisando.
Nessas primeiras aplicações, sensores em forma de árvore poderiam produzir eletricidade para enviar dados de maneira mais sustentável, ao mesmo tempo em que se autoalimentam de forma mais econômica e eficiente.
Por que estruturas em forma de árvore?
De acordo com o portal de tecnologia da informação (e) Science News, “a ideia de usar dispositivos semelhantes a árvores para capturar energias do vento ou de vibrações pode parecer simples, porque árvores reais obviamente dissipam energia quando balançam”.
Mas, usando um modelo matemático, os pesquisadores determinaram que é possível que estruturas semelhantes a uma árvore mantenham vibrações em frequência constante, apesar da natureza aleatória do vento, de forma que essa energia possa ser capturada e armazenada de maneira eficaz por circuitos de energia elétrica.
Parece que uma nova aplicação para a energia eólica foi encontrada para contribuir para um futuro mais sustentável.
Fonte: (e) Science News