- A importância do futuro da reciclagem está na melhoria da gestão de resíduos, na potencialização das novas tecnologias e no incentivo à reciclagem
A reciclagem é um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade, que depende da sustentabilidade do planeta. Felizmente, a importância da reciclagem está, cada vez mais, inserida na sociedade. Já existem centenas de projetos e iniciativas que nos animam a caminhar para uma economia circular, em que os resíduos voltam a se converter em recursos, a fim de aproveitar ao máximo aquilo que extraímos da natureza.
A importância da reciclagem
Vivemos rodeados de plástico: embalagens, roupas, recipientes, pneus, malas, móveis… Tudo parece ser feito de plástico ou ter algum tipo de relação com esse material. Apesar disso, ele tem apenas algumas décadas de vida. Foi em 1950 que se iniciou a fabricação de plástico a partir de petróleo e, desde então, a estimativa é de que já tenham sido produzidos em torno de 9,1 bilhões de toneladas do material.
Entretanto, reciclamos apenas um décimo de todo esse plástico. A maior parte dos resíduos fica acumulada em aterros sanitários e na natureza. Assim, mais de 140 milhões de toneladas de plástico contaminam rios, oceanos e lagos do planeta – de acordo com dados da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reuniu 193 países na ONU para negociar e impulsionar o primeiro tratado mundial que visa frear a contaminação por plástico.
Só em 2021, a produção mundial anual chegou a 461 milhões de toneladas, crescimento que vem se acelerando nos últimos 20 anos. Além disso, do total de plásticos que surgem no mercado, anualmente, apenas 6% é proveniente da reciclagem.
A importância da inovação na reciclagem
A grande quantidade de resíduos que produzimos passa por um longo processo, desde a fabricação até a conversão, no melhor dos casos, em materiais reciclados para um novo produto. É indispensável encontrar formas de gerenciar os resíduos de maneira inteligente, incentivando medidas que aumentem o consumo responsável e desenvolvendo novas técnicas e processos que ajudem as pessoas reciclar mais e melhor.
Passo 1: separação do lixo
Os materiais podem ser reciclados se estiverem limpos e bem separados. Algo que é muito mais complicado do que parece, pois muitas pessoas ainda cometem erros ao separar o lixo ou não discernir objetos feitos a partir de materiais diferentes.
Entretanto, a tecnologia tem promovido avanços nesse campo. Algumas plantas de seleção de resíduos empregam sistemas infravermelhos para classificar os diferentes recipientes e separá-los segundo o tipo de plástico que contenham.
Quanto ao resíduo digital, há a importância de observar outros aspectos, como uso de dados e rastreamento. Dessa forma, é possível acompanhar a trajetória desde o lugar de origem dos resíduos até o destino final, assegurando o tratamento correto para o seu descarte.
Ambas as medidas têm a mesma meta: assegurar que o novo material gerado tenha a qualidade adequada para ser reutilizado pelo consumidor.
A tecnologia também pode ajudar os cidadãos a reciclar a partir de casa. Neste artigo já apresentamos alguns aplicativos móveis que podem resolver dúvidas específicas dos usuários.
Passo 2: tratamento de resíduos
Já existem processos em desenvolvimento que empregam micro-ondas de alta potência para decompor o poliestireno dos plásticos reciclados – um material encontrado em vários objetos comuns, desde recipientes até aparelhos eletrônicos – em monômeros. A partir de moléculas simples, é possível produzir novos plásticos de poliestireno sem que o material perca qualidade ou propriedades.
O processo de micro-ondas emprega energia elétrica no lugar do calor, que torna o processo de reciclagem mais eficiente energeticamente e, também, diminui, consideravelmente, as emissões de gases de efeito estufa necessários para produzir plástico de poliestireno. A tecnologia é tão promissora que um dos fabricantes mais importantes de pneus do mundo vai começar a aplicá-la para construir no sistema de reciclagem de seus pneus.
Passo 3: incentivos de reciclagem de resíduos
De nada serviriam as medidas anteriores se não incentivássemos as pessoas a reciclar mais e melhor. Como dito anteriormente, trata-se de um pequeno gesto que começa em nossos lares, mas tem uma importância fundamental para a sustentabilidade do planeta.
Os sistemas de devolução e recompensa de reciclagem buscam, justamente, motivar as pessoas para essa iniciativa. São projetos que buscam premiar as pessoas que conseguem separar corretamente seus resíduos.
No caso do RECICLOS, programa espanhol de reciclagem, existe uma tecnologia incorporada às lixeiras para que o cidadão possa se conectar, por meio do celular, a essas infraestruturas, no momento da reciclagem. Dessa maneira, é possível obter recompensas e incentivos sustentáveis, como doações aos bancos de alimentos ou prêmios para os cidadãos, como patinetes.
São cada vez maiores as facilidades para impulsionar a economia circular e o reaproveitamento de resíduos. Está em nossas mãos aproveitá-las para conseguir cuidar dos recursos naturais do planeta e poder viver de forma mais sustentável.