- Um acidente após passar por uma vala na estrada com as rodas externas impediu a equipe de chegar ao pódio.
Depois de seguir uma estratégia diferente na ambição pela vitória, a equipe ACCIONA | SAINZ XE terminou em quarto lugar na Grande Final do Desert X Prix I. No final, porém, um acidente na última volta da corrida final impediu que a equipe iniciasse a temporada da Extreme E 2024 no pódio.
Enquanto as outras equipes optaram por dar a largada com seus pilotos do sexo masculino, a equipe ACCIONA | SAINZ XE largou com Laia Sanz e poupou Fraser McConnell para o final da corrida. O piloto jamaicano pressionou e ganhou tempo, reduzindo a diferença entre a liderança de nove segundos para apenas três.
Laia estava em segundo lugar nos primeiros metros, mas caiu para a quarta posição depois da primeira curva. A enorme quantidade de areia que levantava dos carros à frente comprometeu significativamente sua visibilidade, obstruindo sua visão da pista e dos vértices das curvas.
Fraser estava nove segundos atrás do líder da corrida quando assumiu o volante. O jamaicano demonstrou excelente ritmo de corrida, recuperando seis segundos e voltando à briga pelo pódio. Na disputa pelo terceiro lugar, um momento de infelicidade: seu carro capotou depois de entrar com as rodas externas em uma vala na pista.
A equipe ACCIONA | SAINZ XE chegou à Grande Final depois de terminar em terceiro lugar na Qualificação 1 e vencer a corrida na Qualificação 2, o que acabou virando um ponto adicional no Campeonato. A equipe espanhola está agora em quarto lugar na classificação geral, com 13 pontos, enquanto a série aguarda a segunda e última etapa do Desert X Prix, marcada para este domingo.
Citações:
Laia Sanz, piloto:
"Depois do resultado de hoje, tenho sentimentos contraditórios, mas precisamos levar em consideração que o campeonato é longo. Fizemos um bom trabalho até agora e conseguimos vencer a Qualificação 2 para chegar à Grande Final, que é uma prova de nossa velocidade. Não fiz uma boa largada e a poeira atrapalhou muito a minha visibilidade. Eu me mantive firme na primeira volta porque estava muito próxima dos carros da frente, mas na segunda volta perdi um pouco de terreno e não conseguia nem ver as bandeiras nas curvas. Perdi tempo, mas sabia que Fraser conseguiria recuperar bastante. Foi uma pena o que aconteceu, pois ele estava prestes a ultrapassar Molly Taylor e, dependendo das últimas curvas, poderia até ter tido uma chance de vencer a corrida, pois dois carros estavam brigando na frente. Felizmente, amanhã teremos outra corrida e estamos otimistas."
Fraser McConnell, piloto:
"Primeira corrida com a equipe concluída. Não terminou da maneira que queríamos, mas tudo o que aconteceu antes foi brilhante. A química dentro da equipe é muito boa, a conexão entre todos é superpositiva, o que facilita muito o trabalho. Todos compartilham a mesma mentalidade de vitória. Eu sabia que poderia ser a última chance de ultrapassar outro carro faltava menos de meia volta para o final. Eu tentei, mas, infelizmente, não deu certo. Espero que o pessoal não tenha muito trabalho com o carro para amanhã. Estou muito grato pela oportunidade e amanhã vamos tentar mais uma vez."
Carlos Sainz:
"No geral, o saldo do Desert X Prix I não foi tão bom quanto queríamos, mas, no final, terminamos o dia com um quarto lugar e uma Grande Final em que nos comprometemos com uma estratégia diferente, começando com Laia e terminando com Fraser. Fraser tentou recuperar um pouco de terreno quando assumiu o volante, mas o carro acabou capotando quando ele estava prestes a fazer uma ultrapassagem para conquistar uma posição no pódio. Ficamos fora do pódio, mas não foi um erro de direção. O mais importante é que somos velozes, e amanhã teremos mais uma chance de provar isso."
Joan Orús, chefe da equipe:
"O resultado dessa primeira corrida é uma pena, pois tínhamos ritmo suficiente para vencer. Usamos a estratégia oposta à dos nossos adversários ao decidirmos que Laia seria a primeira a largar, ou seja, a ideia era terminar a corrida com Fraser. Infelizmente, durante uma manobra de ultrapassagem, Fraser entrou em uma vala na estrada e o carro capotou. Essas coisas podem acontecer, mas era uma boa estratégia para a vitória. Amanhã tentaremos mais uma vez."