Energia Transporte Água Sociais Cidades Imobiliária Financeiras
Água 08 OUT 2025
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) concedeu à ACCIONA o contrato para o saneamento urbano de oito municípios no estado do Espírito Santo.
 
O projeto consiste no tratamento de águas residuais e na prestação de serviços de apoio à gestão comercial nos referidos municípios para atender a uma população conjunta total de 250.000 pessoas, com investimentos previstos de R$540 milhões (85 milhões de euros) ao longo dos 23 anos de contrato.
 
O contrato, assinado nesta quarta-feira (08/10), é uma parceria público-privada (PPP) de construção, operação e manutenção na modalidade de concessão administrativa e está alinhado com a taxonomia europeia para contribuir para a transição para uma economia com baixas emissões de carbono. O objetivo do governo do Espírito Santo é ampliar o acesso da população aos serviços de esgoto sanitário nos municípios incluídos no projeto até atingir 90% em 2033.
 
A ACCIONA construirá quatro estações de tratamento de águas residuais, 65 estações elevatórias de águas residuais ou de bombeamento e 320 quilômetros de redes coletoras.

AMPLA EXPERIÊNCIA
 
A ACCIONA opera no Brasil há mais de 25 anos. Durante este tempo, desenvolveu diversas infraestruturas emblemáticas como o Terminal 2 do Porto do Açu (Estado do Rio de Janeiro) e a transformação da histórica estação de trem Júlio Prestes em São Paulo, um espaço de concertos de categoria mundial.
 
Seu grande contrato em território brasileiro, e um dos maiores projetos de infraestrutura na América Latina, é a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, com um investimento comprometido de mais de R$19 bilhões. A linha conectará a Brasilândia, no norte de São Paulo, à estação de São Joaquim, no centro da cidade. Como resultado, o tempo de viagem nesta rota, que hoje leva cerca de uma hora e meia de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos. 
 
Quanto à sua experiência em projetos de saneamento e tratamento de água, a companhia conta com uma ampla experiência no país através de projetos como o sistema de saneamento, incluindo redes, coletores, bombeamentos e a ETE da bacia do Alcântara, em São Gonçalo, segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro; o projeto, construção e assistência na operação do sistema de tratamento de águas residuais de Santa Cruz do Capibaribe, na região de Pernambuco (no nordeste do país). Além disso, a empresa implantou, operou e manteve o sistema de cogeração de energia da estação de tratamento de esgoto de Arrudas, em Minas Gerais.
 
Em janeiro passado, a ACCIONA foi adjudicada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) com o contrato de concessão dos serviços de esgoto sanitário em 48 municípios das microrregiões Oeste e Centro-Leste do estado do Paraná, garantindo melhorias de saúde e qualidade de vida a uma população total de 252.000 pessoas até 2033.