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TUNELADORA SUL. TBM ‘Maria Leopoldina’ acaba de chegar à Estação São Joaquim concluindo a conexão das 15 estações da futura linha
A ACCIONA, empresa global que desenvolve soluções de infraestrutura sustentáveis, acaba de concluir a construção do túnel da futura Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. Em um dos marcos de obra mais relevantes do projeto, a tuneladora Sul (TBM), batizada de Maria Leopoldina, chegou neste domingo (9) à estação São Joaquim, conectando assim todas as 15 futuras estações da nova linha.
Desde que partiu do poço de ventilação e segurança (VSE) Tietê, em dezembro de 2021, o equipamento percorreu cerca de 8,9 quilômetros. A tuneladora atingiu médias diárias de escavação superiores a 25 metros e ainda registrou um recorde de operação em outubro do ano passado, ao escavar 41,3 metros em apenas 24 horas.
De forma combinada, as duas tuneladoras do projeto produziram, ciclicamente, mais de 60 metros de túnel por dia, o que demandou outro feito logístico, ao serem necessárias 840 viagens de caminhão para transporte de mais de 6.500 metros cúbicos de material escavado.
Com o marco deste domingo, a ACCIONA soma mais de 14 quilômetros de túneis construídos com as tuneladoras Sul e Norte. Atualmente, estão em andamento atividades nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e segurança. Ao todo, já são 10 estações com as escavações finalizadas e 2,4 quilômetros de túneis em método convencional.
A execução da Linha 6 conta com um investimento comprometido de mais de R$ 19 bilhões e é o maior projeto de infraestrutura em andamento na América Latina. A obra já beneficia mais de 1 milhão de pessoas, incluindo profissionais e membros da comunidade por meio de diversas iniciativas sociais realizadas no período de construção. Além disso, impulsiona o papel da mulher no setor de infraestruturas, com mais de 900 mulheres já contratadas.
A linha vai ligar a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, transportando mais de 630 mil passageiros por dia. Com isso, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito em cerca de uma hora e meia por ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos. O trecho entre Brasilândia e Perdizes, tem previsão de entrega para o final de 2026. O traçado entre Perdizes e São Joaquim deve entrar em operação em 2027.
MERCADO CHAVE
A ACCIONA opera no Brasil há mais de 25 anos. Durante esse tempo, desenvolveu diversas infraestruturas emblemáticas, como o Terminal 2 do Porto do Açu (Estado do Rio de Janeiro) e a transformação da histórica estação de trem Júlio Prestes, em São Paulo, em uma sala de concertos de nível mundial.
Quanto à sua experiência em projetos de saneamento e tratamento de águas, a companhia conta com uma vasta experiência no país por meio de projetos como o sistema de saneamento, incluindo as redes, coletores, bombeamentos e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da bacia Alcântara, em São Gonçalo, segunda maior cidade do Estado do Rio de Janeiro; o projeto, construção e assistência na operação do sistema de tratamento de águas residuais de Santa Cruz do Capibaribe, na região de Pernambuco (no nordeste do país).
Além disso, a empresa implantou, operou e fez a manutenção do sistema de cogeração de energia da estação de tratamento de esgoto de Arrudas, no Estado de Minas Gerais.
Em janeiro, a ACCIONA foi a vencedora, pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), da licitação para a concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 48 municípios das microrregiões Oeste e Centro-Leste do estado do Paraná.