ACCIONA POR ELAS

Esse programa, que já capacitou mais de 700 mulheres, recebeu o primeiro lugar na categoria “Mulheres” do GRI Infra Awards Brazil

A ACCIONA, empresa global que desenvolve soluções de infraestrutura sustentáveis, foi premiada por seu programa de capacitação de mulheres vulneráveis das comunidades do entorno da construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, na terceira edição do GRI Infra Awards Brazil.

A iniciativa “ACCIONA por Elas” ganhou o primeiro lugar da categoria “Mulheres” do prêmio, realizado anualmente pelo GRI Club. Na mesma categoria, a ACCIONA levou ainda o terceiro lugar pelo projeto Engenheiras líderes:  equidade de gênero no programa iXPA. O prêmio reconhece iniciativas que se destacam no mercado brasileiro de infraestrutura de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU).

O “ACCIONA por Elas” foi desenvolvido a partir de um diagnóstico socioeconômico das comunidades lindeiras às obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que tem a ACCIONA como responsável pela sua construção, e faz parte da crença da empresa de que as obras só são realmente sustentáveis se deixarem um legado social no entorno. Tem como foco a geração de renda e empreendedorismo a mulheres em situação de vulnerabilidade e que são as responsáveis por suas famílias, questões identificadas como prioritárias no diagnóstico nas regiões.

O programa, que busca eliminar as formas de discriminação contra mulheres, garantindo sua participação e igualdade de oportunidades, é composto por dois projetos, um voltado para costura - Alinhavando destinos e outro voltado para estética – Estação Beleza. Além disso, há ações que fomentam um ciclo de discussões e palestras com um amplo repertório de temas ligados ao fortalecimento e empoderamento das participantes.

Pensado na realidade vivida por elas, o programa também incentiva as participantes a formalizar suas atividades para ter o trabalho digno no longo prazo. Por isso, promoveu a capacitação em atividades que as mulheres poderiam realizar conciliando com as funções familiares, já que muitas delas são chefes de família. Até o momento, mais de 700 mulheres que vivem nas comunidades lindeiras da Linha 6-Laranja foram beneficiadas diretamente por esse programa.

Por conta de sua abrangência, o “ACCIONA por Elas” se enquadra em cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo Educação de Qualidade e Redução de Desigualdades. Além disso, o programa conta com o apoio de ONGs locais, que atuaram ao lado da companhia desde o contato para atrair as mulheres para participar do projeto, até a cessão de espaços para realizar as atividades com equipamentos cedidos pela ACCIONA.