QUALIFICAÇÃO
Programas desenvolvidos pela empresa oferecem cursos de costura, estética, artesanato e desenvolvimento de habilidades para empregabilidade.

SOCIAL
‘ACCIONA por Elas’, ‘ACCIONA nas Escolas’ e programas ainda em desenvolvimento devem beneficiar, diretamente, mais de 10 mil pessoas até 2025 

ESTUDO
Ações são baseadas em estudo socioeconômico do traçado em construção da Linha 6-Laranja, identificando assim as necessidades locais e contribuindo para os ODS

A ACCIONA, empresa global que desenvolve e gerencia soluções de infraestrutura sustentáveis, continua obtendo importantes avanços na sua estratégia de gestão de impacto social, deixando um legado nas comunidades que vivem no entorno de suas obras. A empresa já beneficiou diretamente, no Brasil, mais de quatro mil pessoas, podendo chegar a mais de 10 mil pessoas até 2025.

As prioridades dos programas e projetos sem fins lucrativos desenvolvidos no país são a educação de qualidade para crianças e jovens, e oportunidades de formação para geração de renda das mulheres em situação de vulnerabilidade. As ações realizadas pela ACCIONA são baseadas em um estudo socioeconômico do traçado em construção da Linha 6-Laranja, identificando assim as necessidades locais e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

De acordo com estudo realizado pela própria companhia, existe uma forte desigualdade de gênero e disparidades na educação das comunidades do entorno das obras. Por isso, as mulheres se tornaram prioridade para a implantação dos projetos, que estão concentrados na Freguesia do Ó, Brasilândia e Perus, na zona norte de São Paulo. 

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO 

No ACCIONA nas Escolas, a companhia vem trabalhando em debates sobre mobilidade urbana sustentável. O programa é composto por três projetos: Entre Estações, Nos Trilhos da Saúde e Segurança, e Protagonismo Jovem, com atividades em diversas escolas e com a participação de profissionais da ACCIONA. 

O projeto Entre Estações, por exemplo, possibilitou a aproximação entre duas escolas, em regiões distintas dentro do traçado da linha, para promover o debate sobre planejamento urbano e seus impactos na sustentabilidade. 

A premissa é que a educação em temas de mobilidade sustentável seja uma ferramenta de mudança na sociedade.

INCENTIVO PARA O FUTURO

No programa ACCIONA por Elas, mais de 300 mulheres foram beneficiadas em menos de um ano. Atuando em diferentes projetos –Alinhavando Destinos, Estação Beleza e Entre Linhas–, o programa incentiva o empreendedorismo e a autonomia feminina, profissionalizando para geração de renda de mulheres vulneráveis nas comunidades próximas de suas obras. 

As participantes, direcionadas conforme necessidades e interesses identificados em cadastro, enfrentam desafios, identificados no diagnóstico socioeconômico, como baixa escolaridade, violência doméstica, gravidez precoce e discriminação racial. 

O projeto Alinhavando Destinos oferece formação de técnicas básicas de costura criativa. Ao final de cada turma, as formandas participam de um bazar solidário e dividem o dinheiro arrecadado, para que possam ter o primeiro impulsionamento para a compra de novos materiais. Hoje, já são nove turmas e quatro oficineiras, que são ex-alunas que agora transmitem os conhecimentos adquiridos para garantir a multiplicação do projeto. 

O Estação Beleza oferece cursos no ramo de estética, com técnicas de manicure, sobrancelhas e cílios. Muitas das inscritas enfrentam o desafio de ingressar no mercado de trabalho formal. Já foram formadas oito turmas, cujas participantes são incentivadas a ajudar umas às outras e a divulgar seus trabalhos por meio de um cartão virtual, fortalecendo, assim, sua rede de contatos e criando oportunidades que contribuem para a transformação social e econômica das comunidades atendidas.

Todas estas iniciativas contam com acompanhamento do Entre Linhas, projeto transversal que promove o empoderamento feminino, por meio de rodas de conversa sobre temas relacionados à igualdade de gênero. 

As mulheres têm a oportunidade de falar suas questões pessoais com outras mulheres e se fortalecer juntas. O objetivo é apoiar sua autoestima e valorizar suas habilidades para que possam se empoderar e se tornar mais independentes. 

Saiba mais sobre os projetos clicando aqui.

JORNADA SOCIAL

Em setembro, o projeto da Linha 6-Laranja, em São Paulo, recebeu a primeira “Jornada de Comunidade Social de Construção LATAM”, reunindo líderes de Gestão Social da ACCIONA na América Latina. 

A escolha do local deve-se à magnitude do projeto brasileiro e ao destaque internacional das iniciativas de responsabilidade social da empresa na cidade. Durante o evento, participantes de países como México, Peru, Panamá, Chile e Brasil compartilharam iniciativas de sucesso, enfatizando a importância da gestão do impacto social da ACCIONA e o desenvolvimento socioambiental sustentável que permanecerá nas comunidades após a conclusão das obras.