-
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
A expectativa do piloto, inédito no setor no Brasil, é de uma redução significativa de 90% nas emissões de CO2 da frota testada.
Na busca para a mitigação da emissão de gases causadores do efeito estufa, a ACCIONA, empresa global que desenvolve soluções de infraestrutura sustentáveis e responsável pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, anuncia uma iniciativa inédita no setor de grandes projetos de infraestrutura no Brasil. A empresa iniciou testes com o uso do combustível renovável HVO (sigla em inglês para Óleo Vegetal Hidrotratado), fornecido pela Vibra, na operação de parte de sua frota do projeto, mais especificamente no transporte das aduelas – os anéis de concreto que formam os túneis da futura linha.
Em projetos de infraestrutura, uma das principais fontes de emissões que necessitam ser trabalhadas é a utilização de combustíveis fósseis, principalmente o Diesel convencional. Ele é utilizado em equipamentos pesados, geradores de energia e toda frota de caminhões, também conhecidos como linha branca. Embora não haja soluções de curto prazo para máquinas elétricas pesadas, a empresa segue buscando soluções de curto prazo. Para a ACCIONA, o HVO surge como uma alternativa para o abastecimento deste maquinário e ajuda a alinhar a necessidade de alto desempenho e produtividade com a redução nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
“A descarbonização das operações da ACCIONA, uma empresa net zero desde 2016, é um dos pilares de nossa atuação no Brasil e no mundo. Os testes com HVO estão entre essas soluções que buscamos e uma alternativa a curto prazo nesse sentido”, destaca André De Angelo, diretor-País Brasil da ACCIONA.
COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL
No caso deste projeto-piloto, a ACCIONA optou por utilizar o combustível a 100%, ou seja, sem a mistura com o Diesel convencional, o que potencializa uma redução significativa de 90% nas emissões de CO2 da frota testada. A empresa já vem adotando a estratégia com o mesmo combustível em outros mercados, como nos Estados Unidos, por exemplo. Produzido por meio de óleos vegetais residuais, o Diesel Renovável HVO já vem sendo utilizado na Europa e Estados Unidos em escala comercial e é uma importante alternativa de fonte de energia limpa especialmente para o setor de transportes.
O combustível se destaca em relação a outras soluções de descarbonização, pois pode ser utilizado puro ou misturado em qualquer proporção no Diesel derivado do petróleo sem necessidade de adaptações nos equipamentos de armazenagem e motores e, principalmente, sem diminuir a qualidade do óleo Diesel utilizado. Considerando o ciclo de produção e uso, o Diesel Renovável HVO pode reduzir aproximadamente 90% das emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao Diesel derivado do petróleo.
“O HVO é um combustível renovável avançado e pode ser utilizado na proporção desejada pelo cliente em misturas com o Diesel regular. Com essa alternativa nossos clientes podem implementar metas graduais de descarbonização de suas operações, sem necessidade de adaptações nos motores Diesel convencionais, mantendo a confiabilidade operacional e sem impacto na disponibilidade e produção dos veículos”, explica Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B e Aviação da Vibra.