AÇO E CONCRETO “VERDES” 

Empresa trabalha em dois projetos com técnicas pioneiras na Espanha: uma escola pública em Torrevieja e um cais na Base Naval de Cartagena

A ACCIONA reduzirá em 36% a emissão de carbono gerada por dois projetos de construção – uma escola pública em Torrevieja (Alicante) e um cais submarino na Base Naval de Cartagena (Múrcia) – ambos na Espanha, graças ao uso de equipamentos de última geração, concreto e aço verdes de baixa emissão, bem como à implementação de outras medidas, como o uso de máquinas elétricas, matérias-primas locais e energia renovável. Com esses dois projetos, a ACCIONA evitará a emissão de quase 980 toneladas de CO² na atmosfera. 

Para a construção da Escola Pública de Educação Infantil e Fundamental de Amanecer, a ACCIONA elaborou um projeto abrangente de sustentabilidade que fará desse centro educacional uma referência em descarbonização e promoção da economia circular no setor de infraestrutura. Dentre essas iniciativas, destaca-se o uso do concreto Vertua®. Trata-se de um concreto verde fornecido pela CEMEX, que produz 40% menos emissões que o concreto convencional, mantendo as mesmas propriedades estruturais.

O aço, fornecido pelo Grupo CELSA®, gera 36% menos CO² em seu processo de fabricação que a média da indústria. Além disso, 93% dos materiais utilizados em sua produção são reciclados. A combinação de ambos os materiais resultará em uma das primeiras "estruturas de baixa emissão de carbono" a ser construídas na Espanha. Essa técnica é replicável e escalável.

Além do uso de concreto e aço verdes, o edifício está sendo construído com maquinário elétrico – que não funciona com combustíveis fósseis, em um movimento pioneiro no país europeu –, matérias-primas locais e energia de fontes renováveis.

A ACCIONA recupera os materiais extraídos na fase de escavação e os reaproveita para aterros in loco. Também minimiza desperdícios e sobras, aproveitando a maior parte deles nessas ou em outras obras realizadas pela empresa.

O edifício será construído num terreno municipal de 9.000 m², que terá uma área útil de 4.500 m² e 3.200 m² de paisagismo, instalações desportivas e alpendres.

Todas essas medidas reduzirão as emissões da construção da escola pública em 365 toneladas, 38% menos que com o uso de materiais e técnicas tradicionais do setor.

O concreto verde também está sendo implementado na construção de um cais submarino na Base Naval de Cartagena. Esse projeto inclui a dragagem dos atuais poços submarinos e o alongamento do cais central, além da construção de mais um cais, perpendicular ao cais Norte, com capacidade suficiente para a atracação de dois S-80. Terá 105 metros de comprimento e 18 metros de largura.

Com o uso de 6.500 m³ de concreto CKLEEN, fornecido pela Hormicruz, estima-se evitar mais de 615 toneladas de emissões de CO², com 34% menos emissões que o concreto tradicional.

A crescente utilização de materiais de construção sustentáveis faz parte do Plano Diretor de Sustentabilidade 2025 da empresa, que inclui a adoção do modelo “zero carbono” em sua política de compras corporativas.