- O evento reuniu especialistas, empresas e organizações da região para debater os caminhos para uma inclusão mais efetiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Na última segunda-feira (12), a ACCIONA esteve presente no IX Fórum Ibero-Americano Inclui, realizado em Brasília. O evento reuniu especialistas, empresas e organizações da região para debater os caminhos para uma inclusão mais efetiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A ACCIONA participou ativamente dos painéis do evento com a presença de representantes que compartilharam experiências e iniciativas concretas da companhia no Brasil e em nível global.
Cristiane Ruzza, gerente de Relações Trabalhistas da ACCIONA no Brasil, destacou os desafios do setor da construção — tradicionalmente de difícil acesso — e sinalizou que, no estado de São Paulo, o setor emprega apenas 27% das pessoas com deficiência aptas para serem contratadas, segundo dados do Ministério do Trabalho. Esta cifra reflete um problema estrutural que começa na base, com a falta de acesso à educação e à formação, e se manifesta na empregabilidade.
Para enfrentar esta realidade, a ACCIONA está investindo fortemente em capacitação e inclusão profissional, através de iniciativas como o programa de Jovens Aprendizes, em colaboração com o SENAI, e o novo Bootcamp exclusivo para pessoas com deficiência, com a colaboração do Universia, que será lançado nos próximos meses. O programa contará com três rotas de formação e tem como objetivo capacitar 100 pessoas para ocupar postos mais qualificados dentro da empresa e do setor.
Outra iniciativa destacada foi o Escritório de Deficiência, uma plataforma internacional da ACCIONA que reúne e difunde as melhores práticas da companhia em matéria de inclusão. Como explicou Zita Martiarena, gerente de Deficiência da ACCIONA, o objetivo é brindar apoio e acompanhamento ao coletivo de pessoas empregadas com deficiência e ampliar sua representação, posicionando a empresa como uma marca empregadora de referência para este público. A iniciativa busca não só fomentar a contratação, mas também impulsionar o desenvolvimento de planos de carreira acessíveis e inclusivos.
Juan Manuel Cruz, diretor de Relações Industriais e Direito Trabalhista da ACCIONA, reforçou que este compromisso deve se estender a toda a cadeia de valor, incluindo sócios e fornecedores. Também sublinhou que a inclusão deve ser uma prioridade para todas as empresas verdadeiramente comprometidas com a agenda Social na América Latina. Segundo ele, a diversidade é um poderoso motor de inovação, competitividade e impacto social positivo.
A ACCIONA acredita que a inclusão é um exercício contínuo de sensibilização e transformação. Seguimos firmes em nosso propósito de construir um ambiente de trabalho mais acessível, diverso e inclusivo para todas as pessoas.