Um dos projetos é o Costura Criativa, que oferece capacitação profissional e geração de renda para população carente

Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), a equipe de Responsabilidade Social do projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo da ACCIONA promove o projeto Costura Criativa, com o objetivo de capacitar e preparar mulheres de comunidades do entorno das obras para uma nova profissão. Com as aulas oferecidas, as participantes têm a oportunidade de aprender a costurar e são incentivadas e preparadas para vender os produtos e gerar uma renda principal ou complementar para suas famílias.

Além de dar nome ao projeto, Costura Criativa também é uma técnica que tem como base a junção de diversas técnicas de costura para criação de peças utilitárias - como bolsas, necessaires, porta celulares, carteiras e uma infinidade de outros produtos -, com a perspectiva da sustentabilidade por meio do reaproveitamento e reciclagem de retalhos e sobras de tecidos.

As duas turmas realizadas em 2022, uma já encerrada e outra em andamento, somam 20 participantes de bairros da Zona Norte de São Paulo, como a Brasilândia, um dos 20 distritos de menor IDH da cidade de São Paulo. 

Durante a primeira turma do projeto, 40 peças produzidas pelas participantes foram vendidas em bazares realizados nos canteiros das obras da ACCIONA e a renda gerada foi dividida igualmente entre as formandas, o que seguirá ocorrendo na turma atual e nas futuras. 

“O retorno financeiro às participantes recompensa o empenho no comparecimento às aulas, tornando-se um incentivo inicial para a compra dos materiais básicos para iniciar uma nova produção independente”, comenta Karina Castillo, professora da oficina e Analista de Responsabilidade Social da ACCIONA no projeto da Linha 6-Laranja.

“Além do seu fator social, que capacita e promove inclusão, e dos benefícios para saúde - como redução de ansiedade e estresse -, nosso projeto está totalmente em linha com os princípios da sustentabilidade, reaproveitando materiais e criando oportunidades para geração de renda”, explica Fabiana Emendabili, gerente de Responsabilidade Social da ACCIONA na Linha 6-Laranja. 

“O foco das aulas não é apenas ensinar técnicas de costura, mas também proporcionar aumento da autoestima e empoderar as participantes, mostrando que são capazes de produzir e ser úteis”, finaliza Fabiana. 

O projeto Costura Criativa conta com a parceria de lideranças das regiões do entorno das obras e com a ONG Nossa Senhora de Lourdes para a mobilização e seleção das interessadas na capacitação.

Para a ACCIONA, construir obras sustentáveis implica também deixar um legado social enquanto desenvolvemos nossos projetos. E neste âmbito, o projeto da Linha 6-Laranja promove, além do Costura Criativa, diversas iniciativas junto à comunidade lindeira, somando, até o momento, cerca de 900 beneficiários.