• Melhor começo: A equipe ACCIONA fecha o prêmio inaugural do Extreme E 2023 com o segundo lugar na primeira rodada no sábado e a vitória no domingo.
  • Liderança: A equipe espanhola termina empatada no topo do campeonato com 46 pontos.
  • Mensagem: Este primeiro Desert X Prix emitiu avisos sobre o impacto da desertificação e dos resíduos nas costas do Mar Vermelho.

A ACCIONA | SAINZ XE Team completou o prêmio mais incrível de sua carreira no Extreme E com a vitória na segunda rodada do Desert X Prix. A equipe da ACCIONA conseguiu sua primeira vitória em uma prova Extreme E, e é a primeira vez que uma equipe espanhola subiu ao topo do pódio na competição dos SUV elétricos.

Mattias Ekström e Laia Sanz dominaram a Grande Final, sob o olhar atento de Carlos Sainz, que foi o encarregado de pegar o troféu para a equipe vencedora. O título representa o prêmio por mais de dois anos de crescimento contínuo para uma formação que hoje visa lutar pelo campeonato.

Os 25 pontos ganhos hoje, somados aos 21 da prova de ontem, na qual a ACCIONA | SAINZ XE Team terminou em segundo lugar, levaram eles ao topo da série, com um empate de 46 pontos com a Veloce.

O triunfo da ACCIONA | SAINZ XE Team confirma seu crescimento e o fato de que os seus membros têm potencial para lutar por vitórias e pelo campeonato Extreme E. A próxima rodada é o Hydro X Prix, que será realizado na Escócia em 13 e 14 de maio.

LEGACY E CONSCIENTIZAÇÃO

Indo além do estritamente esportivo, como em cada uma das provas do campeonato, o Desert X Prix de Neom, o primeiro projeto de cidade 100% tecnológica e livre de emissões que usará água dessalinizada, energia solar e eólica, buscou conscientizar os telespectadores sobre o impacto das mudanças climáticas.

A corrida ocorreu em um circuito ao longo da costa do Mar Vermelho e deu visibilidade às consequências da desertificação e ao impacto no ecossistema causado pelos resíduos na costa.

O programa Legacy deste primeiro evento tem como foco a revitalização da fauna e flora nativas. As equipes visitaram a reserva Natural de Neom e colaboraram na reintrodução à natureza de várias espécies vulneráveis, como órix, avestruzes de pescoço vermelho e gazelas de areia. Essas espécies protegidas foram criadas em cativeiro há mais de um século.

ACCIONA NA ARÁBIA SAUDITA

Com 35,34 milhões de habitantes, a Arábia Saudita é o terceiro país que mais consome água no mundo. Como parte do seu programa Vision 2030, o governo saudita estabeleceu como meta reduzir o consumo de água em 43% até o final da década.

A ACCIONA contribui com esse objetivo com a construção de quatro usinas de dessalinização por osmose reversa, a tecnologia mais eficiente com a menor pegada de carbono. A ACCIONA aplica essa tecnologia naquela que será a maior usina de dessalinização do mundo, Al Khobar 2, localizada na cidade de Dhahran.