• Competição: A equipe da ACCIONA disputa a penúltima etapa da temporada de 2023 do Extreme E no local onde conquistou o primeiro lugar na classificação geral
  • Fenômenos climáticos: O Island X Prix se concentrará na visibilidade dos eventos climáticos extremos que assolam a bacia do Mediterrâneo

O ACCIONA | SAINZ XE Team retorna para a competição do Extreme E novamente na Sardenha com o objetivo de defender a liderança na penúltima prova da temporada (16 e 17 de setembro). A equipe espanhola vai para a sétima e oitava rodadas com uma vantagem de quatro pontos sobre a segunda colocada.

Laia Sanz e Mattias Ekström liderarão a equipe ACCIONA em um terreno conhecido, já que a competição retorna à base militar de Capo Teulada, no sul da ilha italiana, onde em julho passado eles conseguiram consolidar sua liderança com dois segundos lugares.

A Sardenha se estabeleceu como um evento clássico na competição, já que sediou o maior número de rodadas desde sua criação. Embora esse segundo Island X Prix seja realizado no mesmo local, o circuito será completamente novo para as dez equipes. 

É justamente esse ambiente árido, agravado pelas altas temperaturas resultantes das mudanças climáticas, que servirá para refletir as consequências dos fenômenos meteorológicos extremos que afetam a bacia do Mediterrâneo.

 

PROGRAMA LEGACY

O aquecimento global causa um aumento nas temperaturas ambientes e, na região do Mediterrâneo, também períodos mais longos de seca. A combinação desses dois fatores significa que os incêndios florestais estão se tornando cada vez mais comuns, e a ilha da Sardenha é um exemplo claro disso, com 20.000 hectares de sua área de terra sucumbindo às chamas somente em 2021.

O Extreme E está envolvido com a ilha desde sua primeira incursão em 2021, com projetos de reflorestamento (2021), prevenção (2022) e recuperação da vida selvagem (2023). Nessa ocasião, os pilotos do campeonato visitarão o Centro de Operações de Proteção Civil para descobrir como as reações a desastres naturais são gerenciadas e coordenadas.

Eles também visitarão o Corpo Forestale da Sardenha, onde terão a oportunidade de trocar opiniões com as pessoas diretamente envolvidas na prevenção e proteção das florestas da ilha.

A participação da ACCIONA se alinha com os objetivos do Extreme E, atuando como um porta-voz para a emergência climática por meio do esporte de massa. Ela também está comprometida com a mobilidade elétrica, demonstrando sua confiabilidade e competitividade em uma das provas de motor mais exigentes do planeta. Dessa forma, a empresa reforça seu compromisso social com o desenvolvimento sustentável, a igualdade de gênero e a luta contra as mudanças climáticas.

 

ACCIONA NA ITÁLIA

Entre os efeitos do aquecimento global na região, o estresse hídrico se tornou um grande problema na ilha.

Na tentativa de combater esse déficit, a ACCIONA está desenvolvendo soluções para a gestão sustentável do ciclo integral da água. Na Sardenha, a empresa recebeu três contratos em 2021, nos quais gerenciará um total de 300 estações de tratamento de águas residuais, 85% da capacidade da ilha.

Com mais de 40 projetos em dez regiões do país, a ACCIONA atende atualmente mais de dois milhões de pessoas na Itália.