• HYDRO X PRIX: A equipe da ACCIONA completou os testes na Escócia com uma vitória na corrida de consolação e um quarto lugar, o que a deixou em segundo lugar no campeonato
  • Mina antiga: O Hydro X Prix abordou a necessidade de acelerar a transição energética em um circuito dentro de uma antiga mina de carvão em processo de transformação renovável

A ACCIONA | SAINZ XE Team chegou em quarto lugar na final de domingo no Hydro X Prix da Escócia, pois havia muita lama na pista e a visibilidade era baixa. Laia Sanz e Matias Ekström conquistaram a vitória na corrida de consolação de sábado e agora ocupam o segundo lugar no campeonato, que já está quase na metade.

Além dos seus habituais rivais, a equipe espanhola enfrentou as condições de visibilidade mais difíceis já vistas na história do campeonato. Este X Prix foi mais imprevisível do que o habitual, o que prejudicou a ACCIONA | SAINZ XE Team, que tinha tudo para conquistar melhores objetivos.

Apesar de tudo, a ACCIONA | SAINZ XE Team ficou em segundo lugar no Extreme E, com um total de 68 pontos, faltando ainda seis etapas que ocorrerão em três locais ao redor do mundo. A distância até o líder é de apenas 11 pontos.

MINA DESCARBONIZADA

Com o objetivo de destacar a necessidade do avanço na transição energética e descarbonização, que são elementos-chave na mudança climática, o Hydro X Prix ocorre dentro da antiga mina de carvão a céu aberto de Glenmuckloch em Dumfries e Galloway, na Escócia.

A mina está em processo de transformação para acomodar uma usina hidrelétrica de armazenagem por bombeamento (400 MW) e uma fazenda eólica (150 MW). Estas instalações renováveis terão capacidade de abastecer cerca de 300 mil domicílios.

O projeto contribuirá para o objetivo da Escócia de que metade do consumo energético interno seja proveniente de fontes renováveis até 2030. Atualmente, 97% da produção de eletricidade do país provém de fontes limpas.

PRÓXIMAS COMPROMISSOS

A ACCIONA | SAINZ XE Team voltará para a competição durante o fim de semana dos dias 8 e 9 de julho na Island X Prix da Sardenha, na Itália. O Extreme E retorna a um de seus locais originais para aproximar os espectadores de automobilismo a um ambiente afetado pela seca e pelo risco constante de incêndios florestais.

Com a ajuda da ACCIONA | SAINZ XE Team, a ACCIONA procura apoiar a conscientização proposta pelo Extreme E sobre a ameaça das alterações climáticas nos diferentes cantos do planeta e a consequente necessidade de combatê-lo, acelerando a transição para uma economia baixa em carbono.