CONQUISTA

O projeto da Linha 6-Laranja de metrô de SP, maior atualmente em infraestrutura da América Latina,  foi reconhecido internacionalmente graças aos critérios de sustentabilidade adotados pela ACCIONA, responsável por sua construção.

A ACCIONA, empresa global que desenvolve soluções de infraestrutura sustentáveis, conquistou o Selo FAST-Infra pelas práticas adotadas na construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. Essa importante certificação reconhece projetos comprometidos com a sustentabilidade em 14 categorias. A Linha 6-Laranja é o primeiro projeto de metrô no mundo a receber esse reconhecimento, consolidando a liderança da ACCIONA em práticas sustentáveis no setor de construção.

O Selo FAST-Infra facilita o acesso a financiamentos e investimentos focados em práticas ambientais e sociais responsáveis, agregando valor ao portfólio da ACCIONA, com contribuições positivas que também sustentam seu compromisso socioambiental

Para a obtenção do selo, são avaliados critérios ambientais, de resiliência, sociais e de governança do projeto, que se aprofundam em distintas categorias, destacando ainda 5 contribuições positivas. O compromisso com o desenvolvimento social e a inclusão, refletido em iniciativas de equidade de gênero e capacitação profissional, é um dos destaques. Como exemplo, mais de 900 mulheres já foram contratadas no projeto, buscando reforçar a liderança feminina e a busca em ampliar a igualdade de gênero nessas posições.

As iniciativas de compromisso ambiental da Linha 6-Laranja foram reconhecidas pela promoção da economia circular com a reutilização de uniformes e o uso de agregados reciclados . Já com o foco na descarbonização, enfatiza-se o processo de substituição de equipamentos tradicionalmente movidos a combustíveis fósseis por biocombustíveis, como etanol, biodiesel, ou quando possível, elétricas.

Há também um rigoroso gerenciamento e avaliação de riscos associados ao projeto que é destacado, como o investimento contínuo na segurança do trabalho, com capacitações e ações de sensibilização que fomentam a cultura de prevenção entre seus profissionais.

Sendo a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina, a Linha 6-Laranja irá ligar a Brasilândia, na zona norte da cidade de São Paulo, até a Estação São Joaquim, na área central da capital paulista. Ao todo são 15,3 km de linha com 15 estações, 18 poços de ventilação e saída de emergência, centro de controle, manutenção e estacionamento de trens.

Com esta certificação, a ACCIONA consolida seu compromisso de liderar a transição para uma infraestrutura regenerativa, reafirmando seu papel como referência em projetos que promovem o progresso social e a preservação ambiental.