As dez equipes retornam à competição em setembro nas duas provas finais em Antofagasta (Chile) e Punta del Este (Uruguai)

Pelo segundo ano consecutivo, a ACCIONA | SAINZ XE Team, equipe de automobilismo da ACCIONA, marca presença no Extreme E, campeonato mundial sustentável off-road. A empresa é representada, mais uma vez, pela dupla espanhola de pilotos, formada por Carlos Sainz e Laia Sainz.

As dez equipes do Extreme E correram recentemente no ecossistema da ilha italiana da Sardenha, em um circuito duplo chamado Island X Prix, em um ambiente que reflete o impacto direto das mudanças climáticas. Na parte final do campeonato, as corridas serão realizadas, pela primeira vez, na América Latina, com duas etapas que decidirão o resultado da segunda temporada.

Os carros Odyssey 21 – os SUVs off-road 100% elétricos oficiais – disputaram em uma pista marcada pela extrema aridez, agravada pelas altas temperaturas que o aquecimento global acarreta.

O Island X Prix aproximou os espectadores do automobilismo em um ambiente afetado pela seca e pelo risco constante de incêndios florestais. Somente em julho de 2021, a Itália quebrou seu recorde histórico de queimadas,  com 13.000 focos que consumiram um total de 20.000 hectares.

Com a sua participação à frente da ACCIONA | SAINZ XE, a ACCIONA busca apoiar a Extreme E para aumentar a conscientização sobre a ameaça das mudanças climáticas em diferentes partes do planeta e a necessidade resultante de combatê-las, acelerando a transição para uma economia de baixo carbono.

A ACCIONA reforça assim o seu apoio à mobilidade elétrica numa das competições de desporto motorizado mais exigentes do mundo. A empresa também demonstra seu compromisso social com o desenvolvimento sustentável, a igualdade de gênero e o combate às mudanças climáticas por meio de eventos esportivos de massa.

A primeira etapa da final na América Latina, chamada Copper X Prix, será realizada nos dias 24 e 25 de setembro em Antofagasta (Chile). O tema da corrida será o uso responsável de minerais, um recurso não renovável que é fundamental para o desenvolvimento de muitas indústrias, incluindo veículos elétricos.

A segunda temporada terminará no Uruguai, no Energy X Prix (26 a 27 de novembro) em Punta del Este.

FALHA NO CARRO TESTE

A equipe da ACCIONA não conseguiu completar a segunda prova  Island X Prix  por conta de uma falha no carro de testes em que a dupla espanhola estava, fornecido pela organização. A participação da equipe ficou muito marcada pelo grave acidente sofrido por Carlos Sainz na quinta-feira passada (7), na primeira das duas corridas da Sardenha, impossibilitando o uso de seu próprio carro.

Os espanhóis conseguiram retornar à competição graças ao empréstimo da organização de um de seus protótipos de teste e também à capacidade de engenheiros e mecânicos da equipe de acelerar o veículo do zero em tempo recorde.

Embora Carlos ainda sentisse dores, a dupla Sainz e Sanz conseguiu a classificação para a final depois de completar com sucesso as duas qualificações, com o melhor tempo numa delas, e uma semifinal em que selaram a participação em segundo lugar.

A ACCIONA | SAINZ XE Team foi muito penalizada na disputa pelo título das duas últimas provas na Sardenha, onde não conseguiu pontuar em ambas as finais por questões alheias ao seu desempenho desportivo.