• Competitividade: A equipe da ACCIONA abriu a nova temporada do Extreme E com seu melhor resultado no evento: pódio e primeira vitória na corrida inaugural na Arábia Saudita
  • Transição: O Hydro X Prix será realizado em uma antiga mina de carvão que está passando por uma transformação renovável para refletir a urgência da descarbonização

Equipe ACCIONA| SAINZ XE regressa à competição Extreme E no Hydro X Prix na Escócia (13 -14 de maio) com o objetivo de confirmar o elevado nível competitivo apresentado na corrida inaugural.

A equipe da ACCIONA começa como colíder depois de um evento em NEOM, na Arábia Saudita, no qual conquistou sua primeira vitória e um segundo lugar que deixa a equipe com um total de 46 pontos na tabela. Esse é o melhor início de temporada até hoje para a equipe espanhola.

Dois meses depois da sua estreia, a Equipe ACCIONA | SAINZ XE contará novamente com a parceria de Laia Sanz e Mattias Ekström ao volante, sob a direção de Carlos Sainz.

A ACCIONA, que já liderou a primeira equipe capaz de completar o Rally Dakar com um veículo 100% elétrico em 2017, consolida seu compromisso com um novo sistema de automobilismo que demonstra a confiabilidade da mobilidade elétrica e a competitividade das energias renováveis em uma das corridas mais exigentes do planeta.

 

FASE DE TRANSIÇÃO

A série Extreme E acrescenta a Escócia como um novo destino. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a necessidade de avançar na transição energética e na descarbonização, fundamentais para o desafio climático, o Hydro X Prix será disputado dentro da antiga mina de carvão a céu aberto de Glenmuckloch, na área do conselho de Dumfries e Galloway, no sul da Escócia.

A mina está em processo de conversão em uma usina hidrelétrica de armazenamento bombeado (400 MW) e em um parque eólico (150 MW). Estas instalações renováveis terão a capacidade de abastecer cerca de 300.000 residências.

O projeto contribuirá para a meta da Escócia de obter metade do consumo nacional de eletricidade de fontes renováveis até 2030. Atualmente, 97% da produção de eletricidade do país é proveniente de fontes limpas. Isso inclui o quesito mobilidade, cuja ambição é acabar com a comercialização de carros com motor a combustão a partir de 2032.

PROGRAMA LEGADO

Como em cada uma das provas do campeonato, o Hydro X Prix desenvolverá uma série de atividades com o objetivo de deixar um impacto positivo na área onde é realizado.

O Programa legado do evento se concentrará na revitalização da vida selvagem do Rio Nith, especialmente desgastada pelo efeito do setor de mineração na área.

Os pilotos da Extreme E ajudarão a plantar 1.200 árvores como parte de um programa de conservação ambiental do fundo Nith Catchment Fishery. A ação visa restaurar a qualidade do solo e moderar as temperaturas da água.

A população de salmão do Atlântico, uma das espécies mais icônicas do país, será a maior beneficiada, pois suas migrações cada vez mais irregulares na bacia do Nith são um indicador claro da saúde precária da água do ecossistema.