• Retorno: A ACCIONA confirma o seu compromisso com uma competição pioneira no mundo dos esportes automobilísticos, sem pegada de carbono e que promove a igualdade entre homens e mulheres
  • Substituto de respeito: Carlos Sainz, que ainda está se recuperando do acidente que sofreu no Rali Dakar, estará com a equipe, mas quem assumirá o volante na rodada inaugural Desert X Prix será Mattias Ekström
  • Estreia: A primeira das cinco rodadas da série será realizada nos dias 11 e 12 de março no deserto próximo a NEOM, na Arábia Saudita, com um novo formato que dobra os pontos em jogo

A Equipe ACCIONA | SAINZ XE enfrenta a terceira temporada do Extreme E com o objetivo de ganhar o título de um campeonato de automobilismo sustentável que promove a transição para veículos elétricos, a igualdade na composição das equipes e a luta contra as alterações climáticas.

A equipe ACCIONA estará em busca de sua primeira vitória após o salto de competitividade que mostrou na temporada de 2022, quando ficou em terceiro lugar nas classificações de equipes e de pilotos.  

Laia Sanz, conhecida como uma das melhores pilotas do mundo das corridas off-road e do campeonato Extreme E, representará, mais uma vez, a equipe ACCIONA | SAINZ XE. Esta será a sua terceira temporada como membro da equipe.

Ela começará a série ao lado de Mattias Ekström, o novo integrante da equipe ACCIONA | SAINZ XE, que correrá na primeira rodada da temporada, já que Carlos Sainz está se recuperando do acidente que sofreu na última edição do Rali Dakar. Sainz viajará para NEOM e participará das decisões da equipe.

Ekström contribuirá com a experiência de uma carreira bem-sucedida no Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, competição que ganhou em 2016, e no DTM (Campeonato Alemão de Turismo), que ganhou duas vezes. Ele já participou da primeira temporada de 2021 e, atualmente, é colega de equipe de Carlos Sainz no Rali Dakar.

Com esta nova incursão em corridas automobilísticas de alto nível, a ACCIONA busca reforçar o seu compromisso social com a luta contra as alterações climáticas e com a necessidade de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono por meio de eventos esportivos em massa.

 

ITINERÁRIO GLOBAL

A temporada de 2023 do Extreme E consistirá em cinco X Prix, que ocorrerão de 10 de março a 3 de dezembro, em locais que evidenciarão os impactos das mudanças climáticas.

A série mantém a Arábia Saudita como seu país inaugural. O local da primeira rodada do campeonato será a área desértica perto do projeto NEOM, a primeira cidade 100% tecnológica e livre de emissões que usará água dessalinizada, bem como energia solar e eólica.

Este primeiro Desert X Prix aproximará os espectadores dos efeitos da desertificação, da perda de biodiversidade e da incidência de temperaturas extremas em uma das áreas com maior escassez de água do mundo.

De lá, o campeonato viajará pela primeira vez para a Escócia (Hydro X Prix) e, em seguida, para a Sardenha (Island X Prix), que estará no itinerário novamente. Para a quarta rodada, a expedição do Extreme E cruzará o oceano Atlântico para o Brasil ou para os EUA –pendente de confirmação oficial – para então terminar com um novo Copper X Prix no Chile, no deserto de Antofagasta. 

 

NOVO FORMATO

A maior novidade do livro de regras desta temporada do Extreme E é o formato de corridas de fim de semana. Em vez de ter apenas uma corrida valendo pontos de campeonato por fim de semana, a partir de agora, haverá duas; por isso, haverá um total de dez corridas valendo pontos, exatamente o dobro das duas primeiras temporadas.

Cada rodada começará com duas corridas de classificação com cinco carros cada que serão usadas para determinar os grids de largada para a Final. Uma corrida de consolação completará o evento, com pontos de campeonato também em jogo.