• TÍTULO: A equipe da ACCIONA lidera a classificação geral com 139 pontos, apenas três pontos acima de seu rival direto, já que tudo ainda está por ser decidido
  • COPPER: O Copper X Prix será realizado dentro de uma imensa mina de cobre no meio de uma transição para um modelo mais sustentável

A equipe ACCIONA | SAINZ XE chega à última etapa do campeonato Extreme E de 2023, o Copper X Prix, no Chile (2 a 3 de dezembro), como líder. 

A equipe da ACCIONA lidera a classificação geral com 139 pontos, após duas vitórias na Arábia Saudita (Neom) e na Itália (Sardenha), além de três segundos lugares nos mesmos locais. No entanto, o campeonato é muito competitivo, já que até quatro outras equipes têm uma chance matemática de ganhar o título final no Chile.

O local da corrida será uma mina de extração de cobre em Calama, no deserto do Atacama. É uma grande instalação que permanece totalmente operacional.

O local, cercado por três das maiores minas de cobre do mundo, tem como objetivo conscientizar os espectadores sobre a necessidade de aplicar a inovação para reduzir o impacto ambiental desse setor, que é fundamental para a mobilidade elétrica.

Assim, a ACCIONA encerrará sua terceira temporada do Extreme E como uma das equipes que participaram desde o início da edição original desse campeonato, que combina mobilidade sustentável, igualdade de gênero e luta contra as mudanças climáticas. Com essa iniciativa, a empresa contribui para aumentar a conscientização sobre a emergência climática e a necessidade de uma economia global livre de carbono por meio de grandes eventos esportivos.

 

PROGRAMA LEGADO

Assim como em cada uma das séries, as 10 equipes da competição participaram de atividades em conjunto com organizações locais para apoiar seus esforços de conservação de ecossistemas ameaçados. Nessa ocasião, a Extreme E uniu forças com duas associações: a rede global Force For Nature e a Corporação Nacional Florestal do Chile (CONAF).

Os pilotos da Extreme E visitaram uma escola local para conversar com as crianças e compartilhar suas preocupações com o ambiente natural, antes de viajar para Laguna Chaxa para aprender sobre um programa para proteger os flamingos, cuja população está diminuindo lentamente. Eles também visitaram um ponto de observação local em San Pedro de Atacama para identificar espécies e estudar seus padrões migratórios.

 

ACCIONA NO CHILE

A presença da ACCIONA no Chile data de 1993 e é um dos mercados estratégicos da empresa na América do Sul. A ACCIONA Energía tem cerca de 1.000 MW de energias renováveis em operação, contribuindo para a matriz energética chilena. Ao longo dessas três décadas, sua divisão de Infraestrutura desenvolveu vários projetos nos setores de água, transporte e saúde, especialmente o último.

A ACCIONA foi ganhou recentemente o projeto, construção e operação do Hospital La Serena. Isso se soma a outros grandes projetos da ACCIONA no setor hospitalar do país, como o Hospital Marga-Marga (um projeto pioneiro na promoção da igualdade de gênero), o Hospital Exequiel González Cortés e o Hospital Psiquiátrico Philippe Pinel.