• UM CLÁSSICO: A equipe ACCIONA, segunda nas colocações, prepara-se para esta corrida, que acontece em Capo Teulada (Sardenha), desde a criação do campeonato
  • VISIBILIDADE: O Island X Prix chamará atenção para o impacto do aquecimento global e para os incêndios florestais na bacia do Mediterrâneo

A equipe ACCIONA | SAINZ XE retornará este fim de semana à Sardenha (08 e 09 de julho) com o objetivo de se fortalecer na luta pelo terceiro título da temporada Extreme E.

O Island X Prix acontecerá na base militar de Capo Teulada, e marcará a terceira competição consecutiva na ilha, consolidando o destino italiano como um dos eventos clássicos desse campeonato pioneiro do automobilismo, que promove a mobilidade elétrica, igualdade de gênero e ação climática.

As 10 equipes do campeonato usarão SUVs off-road elétricos para enfrentar as condições áridas da ilha, agravadas pelas altas temperaturas devido à mudança climática e aos cinco grandes incêndios que estão atingindo a bacia do Mediterrâneo.

A equipe ACCIONA chega à metade da temporada em segundo lugar com 69 pontos, apenas 11 pontos atrás da equipe-líder (Veloce Racing). A dupla Laia Sanz e Mattias Ekström fizeram o melhor início para a equipe espanhola na corrida de abertura na Arábia Saudita. Eles mostraram grande competitividade na Escócia em um X Prix fortemente afetado pela lama e baixa visibilidade.

Depois da Sardenha, as equipes Extreme E cruzarão o Atlântico. O próximo destino ainda não foi divulgado, mas o Chile com o deserto do Atacama sediará a corrida final da temporada de 2023.

Com sua participação, a ACCIONA reforça o apoio à mobilidade elétrica, demonstrando confiabilidade e competitividade em uma das competições de automobilismo mais exigentes do mundo. A empresa ainda reforça seu compromisso social com o desenvolvimento sustentável, a igualdade de gênero e a luta contra as mudanças climáticas por meio de eventos esportivos em massa.

 

PROGRAMA LEGADO

Como em toda corrida, a Extreme E vai colaborar com organizações que protegem o meio ambiente nos locais em que ocorrem as competições. Nesta ocasião, ela retomará projetos sobre carbono verde e azul, lançados em conjunto com a Fundação MEDSEA, nas primeira e segunda temporadas.

Além disso, os pilotos visitarão uma área de meio hectare onde foram reinseridas plantas cheias de néctar, arbustos e árvores com o objetivo de criar uma floresta para abelhas (a primeira desse tipo na ilha). Os incêndios que devastaram a Sardenha dizimaram as populações desses insetos, que são vitais para a polinização da área.

 

NOVAS OPORTUNIDADES

Como uma novidade desta corrida, e parte do Racing For All, a iniciativa do campeonato de criar um automobilístico mais diversificado, com oportunidades de carreira para todos, a equipe ACCIONA | SAINZ XE terá um novo integrante.

Cherif, de 20 anos, que chegou à Espanha há cinco anos vindo do Senegal para encontrar seu pai, que veio em busca de uma vida mais próspera. Em 2020, ele entrou para a QEV Technologies, onde aprendeu a trabalhar com fibra de carbono, um material indispensável em protótipos e veículos de corrida.

No Island X Prix, Cherif terá seu primeiro contato direto com o automobilismo.

 

ACCIONA NA ITÁLIA

O Island X Prix chamará atenção para os efeitos do aquecimento global em áreas particularmente afetadas pelas temperaturas em elevação e risco resultante de incêndios florestais. A escassez de água também se tornou um grande problema na ilha.

Em uma tentativa de driblar essa escassez, a ACCIONA está desenvolvendo soluções para gestão sustentável do ciclo integrado da água. Precisamente na Sardenha, a empresa ganhou três contratos em 2021 para administrar um total de 300 plantas de tratamento de água residuais, que abrange 85% da capacidade da ilha.

Com mais de 40 projetos realizados em 10 regiões do país, atualmente a ACCIONA atende a mais de dois milhões de pessoas na Itália.