- Brasil
- Ir para acciona.com
- REGULARIDADE: A equipe ACCIONA manteve-se no pódio nas duas rodadas, seguindo na disputa direta pela liderança, agora nas mãos de Veloce
- DESCARBONIZAÇÃO: Uma antiga mina de carvão que foi transformada em uma instalação renovável abrigou o circuito para destacar a urgência da mudança energética
A equipe ACCIONA | SAINZ XE garantiu dois segundos lugares nas rodadas do Hydro X Prix do Extreme E da Escócia. A equipe ACCIONA não desceu do pódio durante todo o fim de semana, atingindo, portanto, seu objetivo de permanecer na lista de candidatos ao título da competição.
Depois de demonstrar um sólido desempenho no X Prix da Escócia, a equipe ACCIONA mantém a segunda posição da série com 78 pontos, nove pontos atrás da nova líder, a Veloce Racing, que conquistou as duas vitórias.
A quarta rodada de pontuação de hoje no campeonato começou com o segundo lugar na primeira eliminatória: a posição mais repetida no fim de semana para a equipe ACCIONA | SAINZ XE. Longe de se conformar, a escuderia liderada por Laia Sanz e Fraser McConnell dominou o segundo turno, garantindo um lugar na grande final.
A corrida decisiva foi decidida na largada, quando Laia Sanz saiu da posição menos favorável para lutar pela liderança da corrida, que finalmente escapou por apenas alguns metros. Após o revezamento, Fraser McConnell perseguiu constantemente a equipe líder até a linha de chegada, quando apenas 0,65 segundo separavam as duas posições, para finalmente terminar em segundo lugar, o suficiente para fortalecer suas opções no campeonato.
CENÁRIO DE MUDANÇA
A Escócia sediou o Extreme E mais uma vez este ano para mostrar aos fãs do automobilismo um exemplo de transição energética e compromisso com metas renováveis, fundamentais na luta contra as mudanças climáticas. As duas rodadas do fim de semana acontecerão dentro da antiga mina de carvão Glenmuckloch a céu aberto, no conselho sul da Escócia de Dumfries e Galloway.
O cenário escolhido representa a necessidade de fazer avanços na transição energética, uma vez que a mina concluiu o processo de transformação para uma central hidrelétrica bombeada de armazenamento (400 MW) e uma fazenda eólica (150 MW). Estas novas instalações renováveis terão capacidade de abastecer cerca de 300 mil domicílios.
A próxima parada da série Extreme E será uma das provas clássicas, o Island X Prix. A Sardenha servirá mais uma vez como reflexo do impacto direto dos fenômenos climáticos mais extremos e, especificamente, dos incêndios que assolam a bacia do Mediterrâneo. A ilha italiana sediará as duas próximas rodadas do campeonato nos dias 14 e 15 e 21 e 22 de setembro.