• Os campeonatos de Pilotos e Equipes do Energy X Prix chegarão ao seu final e a equipe ASXE ainda tem chance de se tornar campeã.

A equipe ACCIONA | SAINZ XE Team compete neste fim de semana em Punta del Este, Uruguai, sede do Energy X Prix que marca o fim da segunda temporada do Extreme E. A equipe espanhola vem com algumas opções para vencer tanto o Campeonato de Pilotos quanto o Campeonato de Equipes.

Laia Sanz e Carlos Sainz ocupam o terceiro lugar no Campeonato de Pilotos, com apenas oito pontos de diferença da dupla Rosberg X Racing e a seis da X44. Para serem campeões, precisam ganhar a final, esperar que a Rosberg X Racing não suba ao pódio e que a X44 não passe da terceira posição.

A equipe ACCIONA | SAINZ XE Team também tem boas chances no Campeonato de Equipes, no qual ocupa atualmente o terceiro lugar, a 23 pontos de Rosberg X e a 6 da equipe X44. Os cinco pontos adicionais atribuídos ao carro mais veloz no Continental Traction Challenge podem ser decisivos nesse combate.

Além da luta pelos dois títulos, a forte motivação da equipe ASXE Team do Uruguai é vencer pela primeira vez no Extreme E. É um objetivo ambicioso, porém realista, dado seu salto qualitativo nessa temporada, na qual ela já detém dois segundos lugares em quatro corridas, chegando ainda às finais durante todos os X Prix.

A equipe ACCIONA | SAINZ XE Team também se juntará aos seus pilotos e ao Odyssey 21 em um desfile espetacular que acontecerá pelas ruas de Punta del Este na próxima quinta-feira, pouco antes da atividade na pista começar no dia seguinte. Esta é a primeira vez que o Extreme E organiza um evento desse porte. A estreia de uma Fanzone acontecerá na pista, acomodando até 6.000 pessoas. A proximidade entre a pista e a cidade e a possibilidade de deixar a área em perfeitas condições após o X Prix foram decisivas para que as autoridades locais e o Extreme E permitissem o acesso a públicos limitados desta vez.

TRADIÇÃO DO PROGRAMA

O campeonato Extreme E fez uma parceria com a Organização para a Conservação dos Cetáceos, que promove um projeto local de educação oceânica e defende políticas de respeito ao meio ambiente. Promove a conservação do litoral para preservar os ecossistemas marinhos no Uruguai. Alguns pilotos chegarão de barco à Ilha de Lobos, localizada ao sul de Punta del Este, para mergulhar com leões marinhos.
Outro foco importante do Energy X Prix é precisamente a produção de eletricidade. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, mas é o primeiro na produção de energia renovável e líder mundial nesse setor, uma vez que 98% da energia que gera é sustentável. Os pilotos da equipe ACCIONA | SAINZ XE Team visitarão um parque eólico na quarta-feira para conhecer as políticas ambientais do país em primeira mão.