• Laia Sanz e Fraser McConnell vão formar a equipe de pilotos da ACCIONA | SAINZ XE Team para a temporada 2024 do Extreme E, na qual a equipe espanhola vai contar com o valioso apoio da Red Bull.

Laia Sanz e Fraser McConnell vão formar a equipe de pilotos da ACCIONA | SAINZ XE Team para a temporada 2024 do Extreme E, na qual a equipe espanhola vai contar com o valioso apoio da Red Bull.

Laia Sanz faz parte da equipe desde a época inaugural do Extreme E, em 2021. A piloto catalã acabou de conseguir o seu melhor resultado no Rally Dakar sobre quatro rodas, depois de terminar no top 15 absoluto, na décima quarta participação no evento, a terceira de carro. Esse resultado evidencia uma progressão que já vinha acontecendo a cada ano no Extreme E, no qual ela se tornou uma referência do campeonato. Sobre duas rodas, ela é 14 vezes campeã mundial de trial e 6 vezes campeã mundial de enduro.

Fraser McConnell, o piloto jamaicano mais competitivo da história, chega à equipe com 25 anos, depois de participar da Extreme E na temporada 2023 com a equipe X44. A especialidade dele tem sido o rallycross, modalidade em que estreou em 2018. Em 2019, ele foi campeão do ARX Rallycross e terminou em quarto lugar no FIA World Rallycross RX2 Series. Depois, foi para o RallyX Nordic Supercar Championship, no qual foi vice-campeão em 2020 e 2021. Em 2022, fez a primeira aparição na temporada de abertura do Grupo E do Nitro Rallycross, com uma vitória na quarta rodada e o terceiro lugar no campeonato. Ele também ganhou o Nitro Rallycross European Supercar Championship e entrou no Extreme E como piloto reserva. Ele inclusive estreou na última corrida daquele ano com a JBXE. Em 2023, ele conciliou a posição de titular da equipe X44 com a participação no Nitro Rallycross.

Outra novidade importante é que a ACCIONA | SAINZ XE Team vai fazer uma parceria com a Red Bull para a nova temporada. A relação de Carlos Sainz com a Red Bull é longa e bem-sucedida, e agora vai continuar com um novo formato e aventura no Extreme E. Esse envolvimento com a equipe espanhola é a primeira incursão da Red Bull nessa competição de 4X4 elétricos.

A Sparco continuará como parceira técnica da ACCIONA | SAINZ XE Team, apoiando os pilotos, como tem feito desde 2021.

A quarta temporada da Extreme E vai começar em Jeddah, Arábia Saudita, no dia 17 de fevereiro.
 

Declarações:

Laia Sanz, piloto:

“Estou muito feliz por continuar com na ACCIONA | SAINZ XE Team e ansiosa para começar a trabalhar com Fraser, porque tenho certeza de que ele vai agregar muito. A equipe cresceu muito durante todo esse tempo, e fizemos isso juntos. Fizemos um grande trabalho no ano passado, apesar de o título ter escapado por muito pouco, e quero muito continuar nesse caminho. Hoje nos sentimos uma família, trabalhamos muito bem e com muito entrosamento, e acho que é positivo dar continuidade para seguir melhorando. No meu caso particular, fico muito feliz de continuar na equipe e estou ansiosa para começar a temporada. Acho que é o melhor lugar em que posso estar para continuar apendendo e buscando vitórias.”

Fraser McConnell, piloto:

“É uma verdadeira honra ter sido selecionado como o piloto masculino da ACCIONA | SAINZ XE Team para esta temporada, e estou muito ansioso para começar a trabalhar no primeiro evento, no próximo 17 de fevereiro, na Arábia Saudita. Receber a ligação de Carlos, quando ele propôs que eu me juntasse à equipe, foi um momento completamente surreal para mim, porque eu era um grande fã dele quando era pequeno, e ele até hoje ainda é uma grande inspiração para mim. Ele é um competidor feroz, e tenho certeza de que contar com essa energia na equipe vai nos ajudar a ganhar corridas. Estou convencido de que vou poder aprender muito com ele. Também estou ansioso por me juntar à Laia, que foi muito rápida nas últimas temporadas. Posso sentir que seremos uma dupla muito forte de pilotos e que podemos definir como objetivo vencer o campeonato juntos.”

Carlos Sainz:

“Gostaria de dar as boas-vindas a Fraser à equipe. Ele é um piloto jovem e ambicioso, com velocidade e a atitude certa para melhorar ainda mais. Acho que ele vai adaptar muito bem à equipe e, com certeza, vai lutar para nos dar muitas alegrias. Claro, estou muito feliz por ter Laia no carro outra vez. Ela é uma piloto muito talentosa e cresceu muito nesses anos, além de estar especialmente motivada porque chegamos muito perto de vencer o Campeonato e o grande Dakar no ano passado. Por fim, uma equipe de corridas precisa de pessoas e empresas para acreditarem nela, e, nesse sentido, gostaria de agradecer à ACCIONA pelo apoio contínuo ao longo dos anos e também dar as boas-vindas à Red Bull, que se junta ao projeto este ano. Temos uma temporada emocionante à nossa frente e vamos com tudo.”

Joan Orus, diretor da equipe:

“Ficamos muito felizes de dar as boas-vindas a Fraser à equipe. A juventude e o desejo dele de ter sucesso com certeza vão nos ajudar a atingir os nossos objetivos para a temporada. Claro, poder contar com Laia pelo quarto ano consecutivo é um privilégio. A intuição e a evolução dela enquanto ganha experiência no carro são impressionantes, como ela mostrou recentemente no Rally Dakar, ou como vimos em 2023, quando se consolidou como talvez a piloto mais rápida em todo o Extreme E. Com a forte participação da ACCIONA e a adição da Red Bull à equipe, temos a base necessária para fazer um grande ano.”