Nova etapa permitirá a escavação do túnel sentido Sul, com início em dezembro, e finalizar a montagem da tuneladora que seguirá sentido Norte

 

A Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, completou hoje uma importante etapa com a ligação entre os poços Norte e Sul, que darão lugar ao túnel por onde irão passar as tuneladoras - popularmente conhecidas como tatuzões. 

“É a maior obra de infraestrutura do Brasil e da América Latina do ponto de vista de investimento e de empregos diretos e indiretos. Esse é mais um passo nesse grandioso empreendimento aguardado com muita expectativa pela população da região. Acompanhamos as obras de perto e vemos que estão trabalhando em ritmo acelerado, seguindo com a previsão de entrega total em 2025”, afirmou Paulo Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos. 

“Com a ligação entre os poços, estamos preparados para iniciar a escavação do túnel sentido Sul, bem como terminar a montagem da tuneladora que seguirá sentido Norte”, diz Nelson Bossolan, CEO da Concessionária Linha Universidade, responsável pela construção da linha, que operará o ramal por 19 anos.

Uma das tuneladoras avançará no sentido sul ainda em dezembro, compreendendo o trecho entre os poços de ventilação e saída de emergência (VSE’s) Tietê e Felício dos Santos, percorrendo 10 quilômetros em solo. A tuneladora que fará o sentido inverso deve começar o processo de escavação no primeiro semestre de 2022, quando percorrerá 5,3 quilômetros  em rocha.

Atualmente, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 450 metros de túnel construídos pelo método NATM - o “Novo Método Austríaco de Túneis” - técnica de construção de túneis sem a utilização de uma tuneladora. 

A Linha Universidade vai  ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, transportando mais de 630 mil passageiros por dia e reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.