Em relação às obras da estação 14 Bis da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, as empresas do grupo ACCIONA envolvidas no projeto - Concessionária Linha Universidade e ACCIONA Construcción - esclarecem que:

Em todas as obras da ACCIONA, incluindo os canteiros da Linha 6-Laranja, a atividade de investigação arqueológica é envolvida sempre que se inicia a etapa de escavação por determinação da Licença Ambiental. No caso do projeto da Linha-6 Laranja, a empresa responsável é A Lasca, uma das mais reconhecidas do País.

Nesta avaliação na Estação 14-Bis, foram encontrados vestígios de um sítio arqueológico a cerca de 3 metros de profundidade, o que gerou a necessidade de elaboração de um projeto de resgate que permitisse a investigação do que se trata esses achados.

A empresa A Lasca enviou este projeto de resgate ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). De acordo com o relatório, os objetos resgatados no sítio arqueológico poderão fazer parte do acervo do Centro de Arqueologia de São Paulo, vinculado ao Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, ou serão identificadas alternativas de exposição em conjunto com a comunidade do entorno, de forma a garantir o direito de acesso e conhecimento do material encontrado.

Também foi autorizada a continuidade da etapa construtiva com a execução das paredes de contenção do local, necessárias como medida de segurança para que os arqueólogos possam iniciar a escavação e para que a continuidade das obras mantenha a integridade do patrimônio cultural.

As equipes envolvidas no projeto da Linha 6-Laranja são altamente capacitadas nos procedimentos necessários relacionados a achados arqueológicos. Em diversos países do mundo por onde atua, o grupo ACCIONA já se deparou com importantes sítios arqueológicos, lidando com seriedade e respeito em todos os casos.  

Assim como já vem fazendo, a Concessionária Linha Universidade segue aberta ao diálogo com as partes interessadas para, após a identificação da origem dos achados, apoiar a comunidade em futuros projetos educativos e de preservação do patrimônio.