UM DESAFIO URGENTE
“A sociedade civil não deve esperar pela regulamentação, mas sim liderar a transição”

“Estamos testemunhando um grande crescimento nas energias renováveis e a substituição dos combustíveis fósseis no sistema elétrico está ao nosso alcance. O capital e a tecnologia necessários estão disponíveis e acessíveis, e a demanda e oportunidade em energia renovável é maior do que nunca”, afirmou José Manuel Entrecanales, presidente e CEO da ACCIONA, durante sua participação, ontem (3), no Fórum de Futuros Sustentáveis da rede de televisão CNBC em Dubai, no contexto da COP28. “A sociedade civil não deve esperar pela regulamentação, mas sim liderar a transição”, acrescentou.

“Embora existam obstáculos, como a infraestrutura de rede ou a obtenção das permissões necessárias, esses são problemas tangíveis, físicos, e que podem ser superados com relativa facilidade. O verdadeiro desafio global reside no que vem depois, como, por exemplo, como alcançamos uma produção competitiva de hidrogênio verde”, disse Entrecanales.

Na mesa redonda intitulada “Investir no futuro: como superar a lacuna financeira”, o presidente da ACCIONA destacou que “a boa notícia é que vimos, por meio da Lei de Redução da Inflação (IRA) [dos EUA], como uma boa política e um capital bem empregado podem alcançar o que ninguém pensava ser possível em tão pouco tempo”.

“A COP28 contribuirá significativamente para aumentar a conscientização e a convicção em escala global, e independentemente dos acordos específicos alcançados, reunir milhares de empresas aqui em Dubai ajudará a impulsionar-nos no caminho que devemos seguir”, completou.

José Manuel Entrecanales participou do painel em Dubai junto com Hubert Keller, sócio-diretor da Lombard Odier, Henry Fernández, presidente e CEO da MSCI, e a Dra. Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech.