• Esse é um importante marco de construção para o projeto, atingindo 25% do trajeto previsto da tuneladora.

A tuneladora Maria Leopoldina, que realiza a perfuração no sentido sul da Linha 6-Laranja de metrô, chegou ao seu terceiro ponto de parada nesta quarta-feira, dia 31, na estação SESC-Pompeia.

O tatuzão, cujo diâmetro é 10,61 metros e pesa 2 mil toneladas, vai permitir a junção da estação com outros poços e estações da Linha Uni e, assim, continuar seu trajeto pelo Trecho Sul até o próximo ponto na estação Perdizes.

Para chegar à estação, desde a saída do poço de ventilação e saída de emergência - VSE Tietê - até a chegada na futura estação SESC-Pompeia, a tuneladora já avançou mais de 2.474 metros de forma subterrânea, e permitiu a instalação de 1.100 anéis. Com a chegada na futura estação SESC-Pompeia, a máquina já percorreu 25% do trajeto previsto para a finalização de seu trecho.

O equipamento continuará seu trajeto até o próximo ponto de parada, a futura estação Perdizes com previsão de chegada em outubro e vai abranger 7 estações até o destino final, a futura estação São Joaquim.

A Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia e visa reduzir a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de quase 9.000 empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.