Equipamento avança até o quarto ponto de escavação no sentido sul, em direção à estação São Joaquim

A tuneladora sul ou tatuzão, chamada de Maria Leopoldina, que realiza a perfuração da Linha 6-Laranja de metrô, chegou à estação Perdizes, o seu quarto ponto de parada, neste sábado, dia 30. 

O tatuzão, cujo diâmetro é 10,61 metros e pesa 2 mil toneladas, vai permitir a junção da estação Perdizes com outros poços de ventilação e paradas da Linha-6 Laranja e, assim, continuar seu trajeto pelo trecho sul até o próximo ponto na Estação PUC-Cardoso de Almeida. 

Para a operação do equipamento são necessárias, aproximadamente, 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. 

“Chegamos a mais um avanço importante dessa obra, considerada a maior de infraestrutura e de mobilidade urbana da América Latina. Esse grande projeto vai ganhando forma e conta com a participação de um time empenhado, com expertise em obras desse porte”, comenta o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.

Para chegar à estação Perdizes, a tuneladora já avançou subterraneamente por 3.500 metros e permitiu a instalação de aproximadamente 1.650 anéis. A tuneladora Maria Leopoldina segue realizando a perfuração e ainda irá abranger mais 6 estações até o destino final, a futura estação São Joaquim.

A Linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos. A concessionária é responsável pela retomada do projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que conta com investimento comprometido de mais de R$18 bilhões e é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina. 

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de cerca de 9.000 empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.