Energia Transporte Água Sociais Cidades Imobiliária Financeiras

A ACCIONA Cultura projetou e executou a mostra audiovisual com a qual o Museu do Prado celebrou o encerramento de seu Bicentenário (1819-2019).

A mostra integrou projeções - graças à técnica de mapeamento -, efeitos especiais de laser e música ao vivo, para oferecer ao público uma experiência imersiva através de uma viagem artística através de quase uma centena de obras do acervo do museu, peças essenciais para a compreensão da evolução da pintura e da sociedade.

 

O projeto de iluminação e a encenação foram articulados em torno de grandes eixos temáticos (alegorias, mitologia, religião ou retratos femininos, entre outros) e estilísticos (gótico, romantismo ou impressionismo), fundindo classicismo e modernidade em sintonia com o espírito do Museu do Prado, que está comprometido com projetos que ligam arte e inovação.

 

Uma parte essencial do espetáculo foi a trilha sonora, composta especialmente para o evento por Olivier Arson, vencedor de um Prêmio Goya. Um destaque da encenação foi a interpretação da partitura, executada ao vivo por um músico eletrônico, um maestro de orquestra, um quarteto de cordas e três flautistas, de modo que as imagens projetadas pareciam "vibrar e dançar" ao som da interpretação musical, sincronizada através do uso de software de sequenciamento.

O show aconteceu na fachada Goya do edifício Villanueva de 12 a 15 de dezembro de 2019 em várias apresentações diárias.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Localização: Madri, Espanha
  • Serviços: Projeto, produção e operação técnica
  • Data: 2019
  • Cliente: Museo del Prado

ASPECTOS DESTACADOS 

  • O espetáculo integra projeções - graças à técnica de mapeamento -, efeitos especiais de laser e música ao vivo.
  • Quase uma centena de pinturas da coleção do museu foram projetadas, juntamente com efeitos de iluminação e música ao vivo.
  • Uma parte essencial do espetáculo foi a trilha sonora, composta especialmente para o evento por Olivier Arson, ganhador do Prêmio Goya.
  • A partitura, executada ao vivo por um músico eletrônico, um maestro de orquestra, um quarteto de cordas e três flautistas, foi sincronizada com as projeções usando um software de seqüenciamento.
  • O show aconteceu na fachada Goya do edifício Villanueva de 12 a 15 de dezembro de 2019 em várias apresentações diárias.