O projeto Dubai Metro 2020 envolve o projeto e a construção de uma linha de metrô de 15 km de comprimento, dos quais 11,8 km são elevados (viaduto) e 3,2 km são subterrâneos em profundidades que variam de 12m a 36m.
Aproximadamente 2 km das seções subterrâneas foram escavadas com uma perfuratriz de túnel, e uma seção de 1 km ramificando da linha vermelha existente no Nakheel Harbour and Tower Station foi escavada por meio de túneis cortados e cobertos.
O percurso terá sete estações (cinco elevadas e duas subterrâneas) com certificação LEED Gold, incluindo três estações de intercâmbio e duas subterrâneas. As estações conectarão locais chave como Discovery Gardens, Al Furjan, Jumeirah Golf Estates e The Dubai Investment Park.
O projeto inclui a criação de uma estação icônica no local da EXPO 2020 e uma estação de intercâmbio na Linha Vermelha no porto de Nakheel. A estação principal da Expo é projetada para representar as asas de uma aeronave. A estrutura exterior requintada da estação Expo, composta por uma varredura e curva, a fará sobressair das outras estações que estão sendo construídas ao longo da Rota 2020.
A ACCIONA é a parceira majoritária no consórcio de entrega de projetos de design-build JV e ExpoLink, e compartilha a responsabilidade de liderar o grupo de gerenciamento do projeto e completar o design e a construção do projeto. O contrato também inclui a operação do Metrô, para a qual ACCIONA e Gülemark se uniram à Alstom para assumir a operação do Metrô.
A Alstom fornecerá e integrará todo o sistema de metrô, que inclui 50 trens de metrô, fornecimento de energia, comunicação, controle automático de tarifas, obras na via, portas de plataforma e uma garantia de três anos em todo o sistema. Além disso, ele melhorará a linha de metrô existente, melhorando o fornecimento de energia, os sistemas de comunicação e os trabalhos de sinalização da via. Os trens - capazes de transportar até 700 passageiros cada um - terão 88 metros de comprimento e cada composição será composta por cinco carruagens.
Ecologicamente correto, o trem está equipado com um sistema completo de frenagem elétrica, iluminação LED e outras inovações para reduzir o consumo de energia.
O projeto também inclui um depósito de trens e uma área de estabilização, integra um novo sistema automatizado de controle de trens Thales sem condutor e outros sistemas novos e antigos de metrô (tais como trens, fontes de alimentação, sistemas de comunicação, sistemas de controle automático de tarifas, obras na via e portas de tela de plataforma).
INFORMAÇÕES GERAIS
- Localização: Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Tipo de contrato: Design & Construção
- Infraestrutura:
- Pistas de 14,5 km
- Túnel de 3,5 km
- 7 estações:
- Uma troca elevada no porto de Nakheel Harbour.
- Cinco estações elevadas.
- Duas estações de metrô.
- Uma estação icônica para a Expo.
- Garagens em Jebel Ali
- Ano de conclusão da construção: 2020