22 km de túneis que formarão a primeira linha de metrô de Quito, Equador.
A ACCIONA, através do Consórcio da Linha 1 do Metrô de Quito, está executando a Fase II da primeira linha de metrô da capital equatoriana. O projeto integrará o sul, centro e norte da cidade em 34 minutos, com 18 trens de seis carruagens cada, que transportarão até 400.000 pessoas por dia, impulsionando o sistema de transporte de passageiros de Quito. Este é um projeto de prioridade local e nacional, levando a uma melhor mobilidade, produtividade e qualidade de vida para os habitantes de Quito, seus arredores e o país em geral.
A rota da primeira linha suburbana da capital equatoriana vai do terminal rodoviário Quitumbe existente no sul da cidade até a estação El Labrador no norte, com treze novas estações além das duas já construídas pela ACCIONA, perfazendo um total de 15 estações.
O projeto economizará US$ 50 milhões por ano em custos de combustível devido a melhorias no transporte urbano, com uma consequente redução de 67.000 toneladas de CO2, bem como a criação de 32.700 empregos por ano.
A obra tem um comprimento total de 22,9 km, dos quais 0,16 são a céu aberto e 19,49 km correspondem a túneis executados por meio de 3 tuneladoras tipo EPB, com um diâmetro de escavação de 9,4 metros.
Isso inclui:
- 15 estações, todas elas executadas por "cut&cover".
- 28 poços de ventilação
- Bombas e saídas de emergência distribuídas ao longo de todo o percurso.
- Uma oficina de depósito, localizada no extremo sul da linha.
- 45,5 km de vias
- Arquitetura, decoração, iluminação, fornecimento de estações e saneamento, iluminação, substituição de serviços e desvios de tráfego e tratamento preventivo do solo para minimizar o impacto sobre o meio ambiente.
- Escadas rolantes, elevadores, instalações PCL e equipamentos de ventilação em vestíbulos.
Além disso, foram registrados os mais altos níveis de produtividade para máquinas deste tipo, quebrando o recorde mundial após a perfuração de 1.489,5 metros em apenas 30 dias.
INFORMAÇÕES GERAIS
- Localização: Quito, Equador
- Tipo de contrato: Construção
- Infraestrutura: túnel de 22 km, 13 novas estações, depósitos, oficinas e instalações ferroviárias necessárias para o comissionamento.
- Data de conclusão do projeto: 2021