Energia Transporte Água Sociais Cidades Imobiliária Financeiras

Projeto, construção, financiamento e manutenção da  A-30 Express, com 42 km entre a A2/540 e a A30/138 em Chateauguay.

O contrato incluía o projeto, construção, financiamento, operação e manutenção da auto-estrada de 42 km.

 

A-30 foi o maior e segundo maior projeto de transporte da Parceria Público Privada (PPP) na província de Quebec. O projeto proporcionou um Byppass para a região que tanto reduziu muito o congestionamento no centro da cidade quanto proporcionou uma rota alternativa para o tráfego de veículos pesados.

 

O projeto incluiu duas longas pontes, a Ponte Beauhaurnois e a Ponte Saint Lawrence, atingindo comprimentos de 1.860 e 2.552 metros respectivamente. Ambos, devido à sua localização, foram construídos sob duras condições de inverno, mas foram concluídos com sucesso dentro do prazo.

O projeto pode ser dividido em duas seções:

  • Seção Oeste, 42 km de nova construção, onde as pontes acima mencionadas estariam localizadas, bem como 29 pontes de comprimento reduzido e um túnel.
  • Acrescentada seção, com aproximadamente 32 km de comprimento, que faz parte do contrato de concessão de Operação, Manutenção e Reabilitação. A nova seção de construção tem as seguintes características:
    • 42 km de 4 pistas (2+2).
    • 2 pontes longas, 1860 e 2552 metros.
    • 29 estruturas (pontes e viadutos) e um túnel.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Localização: Montreal, Quebec. Canadá
  • Tipo de contrato: Projetar, construir, financiar, operar e manter (PPP).
  • Infra-estrutura: 74 km de estrada circular, incluindo 2 pontes longas, 2 estruturas e um túnel.
  • Ano de construção concluído: 2012

 

DESTAQUES

A ACCIONA e nossos parceiros reconheceram a importância do projeto em termos de desenvolvimento econômico regional, oportunidades de emprego e cadeia de fornecimento, e treinamento e desenvolvimento de habilidades. Os benefícios para a região decorrentes deste projeto estão incluídos:

  • Criação de até 18.900 empregos em tempo integral durante a construção e manutenção do projeto.
  • Aumento da atividade econômica na região durante a concessão.
  • Redução do tempo de viagem em até 40 minutos para veículos comerciais pesados.
  • Aumento da eficiência do frete
  • Melhoria da segurança rodoviária e do motorista

IMPACTO SOCIOECONÔMICO

Este projeto gerou cerca de 18.900 empregos diretos e indiretos durante e após o período de construção. Além disso, graças ao seu objetivo de contornar a área metropolitana de Montreal, esta auto-estrada reduz o fluxo de veículos que cruzam a ilha onde se encontra a segunda cidade mais populosa do Canadá.

 

GESTÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

A conclusão da nova rodovia A30 alivia muito o congestionamento na área metropolitana de Montreal, com a conseqüente redução da poluição do ar. Durante a construção, foi dada atenção especial à redução de resíduos, reutilizando muito do material de escavação existente e utilizando materiais reciclados em aterros, agregados e concreto. A implementação de práticas de construção sustentável é benéfica do ponto de vista econômico e ambiental, tornando-a uma decisão comercial prática e fundamental para a ACCIONA.

Este projeto foi construído com a máxima consideração ao estudo de impacto ambiental, realizado de acordo com os regulamentos provinciais. As diretrizes específicas delineadas no estudo de impacto ambiental exigiam que o projeto fosse projetado e construído seguindo medidas para minimizar o ruído, a poeira e a poluição da água. O cumprimento dessas medidas é essencial para proteger os habitats da vida selvagem, e a ACCIONA trabalha em estreita colaboração com consultores ambientais e ecológicos para garantir que os impactos sejam minimizados. Para proteger ambientes aquáticos, empregaremos o uso de cavaletes ou barcaças para acesso ao rio e usaremos telas para capturar sedimentos para evitar perturbar os peixes nas áreas de desova. Quando for necessário remover árvores, evitaremos remover árvores na primavera para não perturbar os ninhos das aves locais.