Este site utiliza cookies próprios ou de terceiros. Ao continuar a navegação você aceita o uso que fazemos destes. Caso queira, você pode modificar suas preferências em seu nevegador.

O que está procurando?

Por meio da acciona.org, ACCIONA busca universalizar serviços básicos

25/07/2018
  • A acciona.org, até o momento denominada Fundación ACCIONA Microenergía, proporcionará acesso a serviço básicos como energia, água ou saneamento a populações em desenvolvimento
  • Nova denominação responde à ampliação do alcance das atividades da fundação, que até o momento se dedicava fundamentalmente ao acesso à eletricidade em regiões isoladas sem acesso à rede convencional
  • Em seus dez anos de atividades, a fundação levou luz elétrica a cerca de 50.000 pessoas no Peru e México

A fundação corporativa do grupo ACCIONA, até o momento denominada ACCIONA Microenergía, se transformou em acciona.org. Com essa mudança, a fundação inicia uma nova etapa em que, por meio do lema “The Energy & Water Foundation”, dedicará suas atividades a contribuir com a universalização de serviços básicos vinculados às atividades da ACCIONA: energias renováveis, água, saneamento e infraestruturas sustentáveis.

A acciona.org continuará com os projetos de acesso à energia em regiões rurais e afastadas por meio de energias renováveis que já realiza desde 2008, porém irá incorporar projetos de tratamento de água e saneamento em comunidades sem perspectiva de acesso a esses serviços.

Para isso, a acciona.org mantém a vocação de auto sustentabilidade econômica de seus programas por meio do modelo de microempresa social, envolvendo as comunidades locais e agentes institucionais de cooperação internacional.

Além disso, nesta nova etapa, a acciona.org aprofundará o envolvimento do voluntariado corporativo da ACCIONA, aproveitando o know-how de seus profissionais por meio da participação voluntária no desenho de soluções para proporcionar serviços de água potável, saneamento, energia etc.      

A acciona.org já iniciou seu primeiro programa integral para proporcionar serviços básicos de água, saneamento, energia e fogões seguros. Trata-se do programa EncASa Oaxaca, no México, em parceria com o Governo de Oaxaca e as agências estatais para o desenvolvimento da Espanha (AECID) e do México (AMEXCID), que proporcionará serviços básicos a comunidades rurais do Estado de Oaxaca. Para isso, a fundação está projetando sistemas sustentáveis técnica e economicamente e adaptados à orografia, clima e costumes das diversas comunidades rurais da região.

Os modelos serão testados em um projeto piloto de acesso à eletricidade, água potável, saneamento e fogões seguros a mais de 50 famílias de localidades com menos de 500 habitantes e que complementará a extensão do serviço elétrico a outas 1.000 residências. Os serviços serão proporcionados de maneira conjunta ou independente em função das necessidades dos beneficiários.

CONTEXTO: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DA ONU E A FALTA DE ACCESO A SERVIÇOS BÁSICOS

A acciona.org se transforma no canal do grupo ACCIONA para centralizar as suas iniciativas de cooperação voltadas ao aceso a serviço básicos a comunidades desfavorecidas, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento estabelecidos pela ONU.

Atualmente há no mundo 1 bilhão de pessoas sem acesso a eletricidade, 600 milhões sem aceso a água potável, 2.000 milhões precisando de instalações de saneamento e 3.000 milhões que utilizam métodos inseguros para cozinhar.

As consequências da carência de serviços básicos são principalmente problemas sanitários como as doenças causadas pela ingestão de água contaminada, que causam quase dois milhões de mortes a cada ano, e doenças pulmonares e oculares relacionadas a fumaça gerada por métodos precários de iluminação e cocção, responsáveis por 4 milhões de mortes prematuras anualmente.

DEZ ANOS APOSTANDO NOS SERVIÇOS BÁSICOS NA BASE DA PIRÂMIDE

Ativa desde 2008, a acciona.org - antes ACCIONA Microenergía - já proporcionou acesso a luz elétrica a 50.000 pessoas de regiões rurais isoladas no México e no Peru sem perspectiva de cobertura pelas redes de distribuição de energia convencionais, o que até o momento era o foco de suas atividades. Isso ocorreu por meio de programas economicamente sustentáveis com um modelo de atuação “microempresa social” que fornece, por meio de sistemas fotovoltaicos domiciliares, um serviço básico de eletricidade acessível aos usuários de baixíssima renda.

No Peru, na região de Cajamarca, a fundação fornece energia elétrica a quase 4.000 residências além de centros comunitários como escolas, igrejas, centros de saúde etc. Também no Peru, a fundação conduz o programa Luz Em Casa Amazônia, pelo qual proporcionará, pela primeira vez, o acesso à eletricidade para 1.000 residências da bacia peruana do rio Napo, afluente do Amazonas, para depois replicar o modelo em outras bacias da região amazônica.

Já no México, a fundação implantou o Programa Luz em Casa Oaxaca, que já levou eletricidade a mais de 7.500 famílias.

A acciona.org também participa de outras iniciativas como o projeto Shire, para levar eletricidade aos campos de refugiados da Etiópia.

Subir